Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


UOL no Verão: Ex-BBB Gui Napolitano arrasa no futevôlei, sua nova paixão

Diana Cortez

Colaboração para VivaBem*

09/01/2022 10h38

A arena UOL no Verão, que acontece neste e no próximo final de semana no bairro do Butantã, em São Paulo, contou a presença de Guilherme Napolitano, ex-BBB e ex-No Limite, que fez questão de jogar uma partida de futevôlei, sua mais nova paixão.

O modelo descobriu o esporte no ano passado, assim que foi eliminado do programa, quando aceitou o convite de seu amigo, o modelo André Martinelli, para participar de uma partida. "Joguei a primeira vez e adorei. Então, comecei a praticá-lo três vezes na semana, agora, jogo de segunda a sexta. É um esporte que trabalha a parte cardiovascular, ao mesmo tempo que é um lazer", diz Napolitano, que também aposta na musculação em outro período do dia para recuperar os sete quilos de massa magra perdidas no programa.

E não é que mesmo com pouco tempo de prática o moço está se saindo muito bem? Tanto que, recentemente, foi convidado a participar de um campeonato e conseguiu chegar à final!

"Sempre joguei futebol, que apesar de ser uma modalidade bem diferente, já te dá uma boa noção para o futevôlei. Mas minha dupla também era muito boa", comenta.

Assim como Guilherme, você também pode experimentar uma partida de futevôlei na arena UOL no Verão e fazer um aeróbico básico sem perceber. A entrada é gratuita!

UOL no Verão: Gui Napolitano joga futevôlei - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Saiba mais sobre o futevôlei

Nascido nas praias do Rio de Janeiro, o futevôlei é um esporte que migrou para quadras de areia instaladas no meio das cidades para a felicidade de quem gosta de treinar ao ar livre.

Mas a modalidade, que reúne movimentos do futebol e do vôlei tradicionais, tem diferentes regras. Ao contrário do vôlei, no futevôlei não é permitido usar as mãos e, no momento de atacar, deve-se utilizar os pés ou a cabeça.

Durante o jogo, as regras de contato com a bola também mudam para homens e mulheres: enquanto eles podem usar pés, peito e cabeça, a ala feminina precisa se virar com os pés, ombro e cabeça.

E é justamente os movimentos propostos para manobrar a bola com essas partes do corpo que fazem do futevôlei um exercício completo, já que trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo —tanto superiores quando inferiores—, além da resistência cardiovascular, coordenação motora e foco.

Sem contar que a areia macia faz com que o deslocamento seja mais lento, exigindo muita força dos membros inferiores. Resultado? Queima muitas calorias!

Mas aí também surge um ponto de atenção, pois quem já faz treinos de fortalecimento na academia acaba tendo mais facilidade de praticar o esporte por ter mais força nas pernas e melhor desempenho. Aliás, essa é uma das recomendações dos professores de educação física para evitar lesões, que deve incluir também exercícios para fortalecer a região do peitoral, dorsal e core (complexo de músculos da região abdominal e lombar).

Arena do UOL no Verão 2022

Além das práticas esportivas, na arena do UOL no Verão é possível curtir o som de DJs. Lá, você ainda conta uma área kids, restaurante, churrasqueira e bar, que oferecem um cardápio especial, com comidas e drinques apropriados para essa época de calor. Não perca!

Local: Estação Praia - Rua Alvarenga, 2383 - Butantã, São Paulo (SP)
Data: 8, 9, 15 e 16 de janeiro
Horário: Das 12h às 22h, veja a programação das atividades abaixo:

  • Futevôlei Das 12h às 18h (partidas de 20 a 40 minutos)
  • Beach tennis Das 12h às 18h (partidas de 20 a 40 minutos)
  • Treino funcional Das 12h às 18h (aulas de 20 minutos, com intervalo de 10 minutos para higienização dos equipamentos)
  • Futmesa Das 12h às 18h (partidas de 10 a 20 minutos)
  • Altinha e embaixadinha Das 12h às 18h (partidas de 10 a 20 minutos)
  • DJ Das 12h às 22h (exceto durante apresentação da banda)
  • Churrasqueira, restaurante e bar Das 12h às 22h

Para evitar aglomerações, será permitida a permanência de 100 pessoas no evento —caso seja atingido esse número, é só esperar na fila, para entrar assim que alguém sair. É obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação completa e uso de máscara. As atividades esportivas devem ser agendadas no local

Aproveite a estação mais quente do ano

O UOL no Verão 2022 também vai trazer para você uma série especial de conteúdos até o final de janeiro, que inclui os programas em vídeo "Otalab", "Vai Ter Churras", "E Aí, Beleza?" e "Conexão VivaBem". Acompanhe tudo em uol.com.br/uolnoverao/.

O projeto tem patrocínio de Diageo, 123 Milhas, Nivea, Natural One, Nestlé, Eudora, PixBet, Sabesp e Clube UOL.

*Com informações de reportagem publicada em 21/7/2021