Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Kit de remédios na viagem: médica indica o que levar por precaução

Do VivaBem, em São Paulo

29/12/2021 15h00

No último episódio do ano do Conexão VivaBem, a apresentadora Mariana Ferrão recebeu a cantora Aline Wirley e a médica infectologista Rosana Richtmann para um bate-papo sobre como não deixar as doenças mais comuns da estação atrapalharem viagens ou outros programas de lazer. A médica dá dicas do que levar para viagens para ter uma farmácia sempre por perto e evitar os perrengues.

  • Antitérmico

A depender da dose, explica a especialista, o medicamento pode servir tanto para baixar a febre quanto para diminuir ou cessar dores, funcionando como um analgésico.

  • Medicação antidiarreica

Em casos de diarreia causada, por exemplo, por intoxicação alimentar, o remédio é importante para que você consiga se hidratar sem eliminar os líquidos ingeridos logo depois.

"Dependendo do seu destino, outra dica é conversar com seu médico para uma possível prescrição de antibiótico contra a diarreia para apenas alguns dias. No Jalapão, por exemplo, você não encontra farmácias em um raio de 60 quilômetros", diz a médica.

  • Remédios para vômito e náusea

Principalmente se você se sente enjoado durante percursos de avião, carro ou navio (dependendo de qual meio de transporte utilizará na sua viagem).

  • Anti-inflamatório

Para tratar problemas como dores de garganta e dores no corpo.

  • Antialérgico

Que protegerá o viajante alérgico a picadas de mosquito, determinados alimentos ou até outros medicamentos.

UOL no Verão 2022

Conexão VivaBem faz parte do UOL no Verão 2022, que até fevereiro vai trazer uma série especial de programas em vídeo, exibidos no Canal UOL. E nos dias 8, 9, 15 e 16 de janeiro, o evento vai terá uma arena na cidade de São Paulo repleta de atrações esportivas, musicais, espaço kids e uma praça de alimentação.

Fique de olho em uol.com.br/uolnoverao/ e em nossas redes sociais para acompanhar toda a nossa programação até fevereiro!