Topo

Como Consegui

Histórias de quem mudou hábitos em busca de mais saúde


'Mudei hábitos e perdi 26 kg após levar susto e ser internado com covid'

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Roseane Santos

Colaboração para o VivaBem

04/11/2021 04h01

Obeso, com diabetes e pressão alta, Fabio Jordano, 40 anos, não se importava muito com a alimentação. O turismólogo só entendeu que sua saúde estava crítica quando foi internado na UTI com covid e recebeu o alerta de que poderia sofrer uma parada cardíaca a qualquer momento. Fábio saiu do hospital disposto a mudar hábitos e conta a seguir como chegou a 93 kg:

"Em 2015, atingi o auge do meu peso: 126 kg. Por conta do excesso de peso, desenvolvi hipertensão e diabetes, mas nunca me preocupei muito com a saúde e vivia como se não tivesse doença alguma. Ignorava totalmente os riscos que a obesidade poderia trazer e dava zero importância para a alimentação. Chegava a comer uma pizza e meia sozinho.

No final de junho de 2020, peguei covid-19 e tive de ser internado na UTI. Os médicos alertaram que minha glicemia (nível de açúcar no sangue) estava completamente alterada, marcando 400 mg/dl (o ideal é, em jejum ficar abaixo de 100 mg/dl).

Como Emagreci Fabio Jordano - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Pressão, colesterol, triglicérides, glicemia. Todos os resultados dos meus exames estavam preocupantes e fui alertado de que tinha risco de infartar a qualquer momento. Fiquei muito preocupado e sai do hospital com a cabeça transformada, decido a cuidar da minha saúde e adotar bons hábitos.

Estava com 119 kg e o primeiro passo foi procurar orientação profissional para fazer tudo certinho. Marquei consulta com endocrinologista, nutricionista e um cardiologista.

A primeira mudança foi na alimentação. Cortei radicalmente a bebida alcoólica, o refrigerante, as frituras e fast-foods. Passei a comer mais verduras, legumes, frutas e cereais integrais, cardápio que comecei a aprender ainda quando estava internado na UTI.

Como Emagreci Fabio Jordano - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Também maneirei no consumo de carne vermelha e passei a dar preferência para o consumo de carne branca (peixe e frango), que correspondia a 80% da minha ingestão diária de proteína.

Recebi alta do hospital em agosto e um mês depois fui liberado para fazer exercícios. Comecei a treinar em uma academia em que meu primo trabalha como personal trainer.

Ele montou um programa de exercícios conforme as intensidades passadas pela equipe médica que estava cuidando da minha mudança de hábitos. Contar com esse trabalho de uma equipe multidisciplinar foi muito importante para eu ficar seguro quanto à minha saúde e também emagrecer de maneira saudável.

Como Emagreci Fabio Jordano - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Comecei fazendo musculação e algumas caminhadas na esteira, para adquirir resistência. Com o tempo, fui aumentando a velocidade e passei a correr. Peguei gosto pelo esporte e decidi começar a treinar para praticar corrida de rua. Já consegui até completar 21 km!

Em um ano, eliminei 26 kg e estou com 93 kg (tenho 1,82 m de altura). Minha percepção de vida mudou completamente e hoje vejo o quanto fui inconsequente com minha saúde. Quero manter os bons hábitos adquiridos para sempre, pois graças à boa alimentação e à prática regular de exercícios hoje tenho muito mais disposição, saúde e bem-estar!

Quer emagrecer? Receba um plano gratuito com treino e dieta em seu email

Você quer mudar hábitos, começar a praticar exercícios, ter uma alimentação mais saudável e emagrecer? O VivaBem preparou uma série de newsletters com um programa de treino e uma dieta para perder peso (neste link tem a caixa para você se cadastrar para recebê-las). Ao assinar a newsletter do #ProjetoVivaBem, você vai receber em seu email, ao longo de 12 semanas, um plano completo e gratuito com exercícios, cardápios e dicas para mudar o estilo de vida, que ajudarão a alcançar o objetivo de eliminar gordura corporal, ganhar músculos e, principalmente, adotar hábitos mais saudáveis. Siga nosso programa e compartilhe seu novo dia a dia mais saudável e seus resultados nas redes sociais com a #ProjetoVivabem.