Topo

Homem de 23 anos consegue dilatar pupila por conta própria, em caso inédito

O rapaz de 23 anos consegue alterar o tamanho da pupila, algo que nunca havia sido documentado - Jack B/Unsplash
O rapaz de 23 anos consegue alterar o tamanho da pupila, algo que nunca havia sido documentado Imagem: Jack B/Unsplash

Colaboração para o UOL

02/09/2021 16h11

Cientistas descobriram que um estudante alemão de 23 anos pode dilatar e contrair as pupilas por conta própria. A façanha até então era considerada inédita pela literatura médica no mundo.

O caso foi publicado na International Journal of Psychophysiology. O estudo chegou à conclusão de que o estudante, identificado como "DW", consegue controlar as suas pupilas após submetê-los a uma série de testes. Nenhum conseguiu verificar se o voluntário dilatava ou contraia por uma ação indireta.

Em um dos testes, os pesquisadores mediram as propriedades elétricas da pele aplicando voltagem para testar se ele estava sendo influenciado pelo aumento do esforço mental, o que também pode ter aumentado o tamanho da pupila indiretamente. O resultado apontou que não estava.

O estudo verificou que "DW" pode dilatar as pupilas em até 0,09 polegadas (2,4 milímetros) de diâmetro e constringi-las a 0,03 polegadas (0,88 mm) de diâmetro.

Com uso de um tipo de varredura cerebral, os pesquisadores descobriram um aumento na ativação de certas partes do cérebro envolvidas na volição, ou a capacidade de decidir e fazer algo por vontade própria pelo estudante.

Os estudiosos chegaram até o estudante após ele mesmo relatar a façanha a Christoph Strauch, autor sênior do experimento e professor assistente de psicologia experimental departamento da Universidade de Utrecht, na Holanda. Foi DW que procurou o pesquisador.

O estudante descobriu a habilidade por volta dos 15 ou 16 anos. Ele comentou aos pesquisadores que, para mudar o tamanho da pupila, basta se concentrar no olho, sem precisar se expor um ambiente claro ou escuro ou qualquer outra situação que faça a dilatação.

"Isso torna DW diferente de outras pessoas que demonstraram a capacidade de mudar o tamanho de suas pupilas. Além do mais, ele pode sentir os músculos das pupilas diretamente "é surpreendente, pois se pensava ser impossível", disse Strauch ao site Live Science.

Os pesquisadores dizem que mais pessoas podem ter a mesma façanha. Quem acredita que possui a habilidade, pode entrar em contato pelo email da equipe: pupilcontrol@gmail.com.