PUBLICIDADE

Topo

Prefeitura de SP anuncia vacinação de 25 anos para sexta-feira

Fila de vacinação contra a covid-19 na Paróquia Nossa Senhora dos Pobres, na região oeste de São Paulo - KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Fila de vacinação contra a covid-19 na Paróquia Nossa Senhora dos Pobres, na região oeste de São Paulo Imagem: KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Lucas Borges Teixeira

Do VivaBem, em São Paulo

03/08/2021 12h49Atualizada em 03/08/2021 16h25

A Prefeitura de São Paulo anunciou hoje a antecipação da vacinação do grupo de 25 anos para a próxima sexta-feira (6). Até então, o dia estava reservado para repescagem dos grupos anteriores e para a segunda dose.

O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) em coletiva virtual nesta tarde. Com isso, a prefeitura fecha o calendário da semana com três novas faixas etárias. Até hoje, a cidade está realizando a vacinação de adultos com 28 anos para cima. Amanhã (4), começa o grupo de 27 anos e, na próxima quinta (5), de 26 anos.

Segundo Nunes, a cidade atingiu 83,8% do público eletivo vacinado com a primeira dose —um "número muito expressivo", na avaliação dele.

[Está havendo] uma grande adesão. Só para terem ideia, as pessoas de 28 anos que se vacinaram na última fase, 98% [da população nesta faixa etária] foram aos nossos mais de 700 postos."
Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo (MDB)

Veja como fica a vacinação em São Paulo para esta semana:

28 anos

  • Hoje (3): Repescagem da 1ª dose para 28 anos e 2ª dose para todos os grupos elegíveis

Megapostos: das 8h às 17h
UBSs e AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h

27 anos

  • Quarta-feira (4): 1ª dose para quem tem 27 anos e 2ª dose para todos os grupos elegíveis

Drive-thrus e farmácias: das 8h às 17h
Megapostos: das 8h às 17h
UBSs e AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h

26 anos

  • Quinta-feira (5): 1ª dose para quem tem 26 anos e 2ª dose para todos os grupos elegíveis

Drive-thrus e farmácias: das 8h às 17h
Megapostos: das 8h às 17h
UBSs e AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h

25 anos

  • Sexta-feira (6): 1ª dose para quem tem 25 anos e 2ª dose para todos os grupos elegíveis

Drive-thrus e farmácias: das 8h às 17h
Megapostos: das 8h às 17h
UBSs e AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h

Mutirão no fim de semana

  • Sábado (7): Mutirão de busca ativa para 2ª dose de todos os grupos elegíveis

UBSs: das 8h às 17h
AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h

O que preciso levar?

Para ser vacinado, é preciso apresentar um comprovante de residência na capital, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente CPF e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), segundo orienta a SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

O comprovante de residência pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não estiver no nome da pessoa a ser vacinada, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais ou filhos, desde que também seja apresentado um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.

O pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) não é obrigatório, mas agiliza o processo e diminui o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

Onde posso me vacinar?

A lista completa com os endereços dos postos de vacinação pode ser consultada no Vacina Sampa.

Quem mora em São Paulo ainda pode acompanhar em tempo real qual o melhor momento para se deslocar até os postos de vacinação da capital por meio do site "De Olho na Fila". Na plataforma, é possível monitorar a quantidade de pessoas em cada lugar e, assim, escolher o melhor horário para ir tomar a vacina.

Vale lembrar que todas as vacinas disponíveis — CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen — foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e são eficazes e seguras contra a covid-19. Não é preciso, nem possível escolher um imunizante específico.