Topo

MG: Mais de 70% das cidades não tiveram mortes por covid na última semana

Secretário de Saúde atribui queda de mortes ao avanço da vacinação em Minas - Getty Images/iStock
Secretário de Saúde atribui queda de mortes ao avanço da vacinação em Minas Imagem: Getty Images/iStock

Colaboração para o UOL

23/07/2021 21h43

Nos últimos sete dias, 619 dos 853 municípios de Minas Gerais não registraram óbitos causados pela covid-19. O número representa cerca de 73% das cidades mineiras. O levantamento é do governo do estado.

Para o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, isso mostra a eficácia das vacinas. "Agora é a hora de continuar todos os cuidados e avançar na vacinação para superarmos esse momento", disse.

Além disso, o estado bateu um recorde de vacinas aplicadas, com mais de 230 mil doses administradas diariamente. Maior número desde janeiro. O chefe da Saúde relacionou o bom desempenho à quantidade alta de imunizantes recebidos neste mês.

O secretário defendeu que as cidades sigam vacinando as pessoas por faixa etária, porque reduz a burocracia. Segundo ele, a previsão é de que um novo recorde seja batido em agosto.

Até o momento, Minas Gerais já aplicou mais de 12,6 milhões de vacinas. Sendo que aproximadamente 9,2 milhões (43%) pessoas receberam a primeira dose, e 3,4 milhões (16%) já completou o esquema vacinal.

Minas chegou a 1.928.391 casos confirmados de covid-19 e 49.500 mortes causadas pela doença.