PUBLICIDADE

Topo

VivaBem

BH amplia vacinação contra covid-19 para pessoas de 39 a 36 anos

Imunização dos novos grupos em Belo Horizonte começa amanhã - Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo
Imunização dos novos grupos em Belo Horizonte começa amanhã Imagem: Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

21/07/2021 16h10Atualizada em 21/07/2021 21h14

A prefeitura de Belo Horizonte anunciou a ampliação da vacinação contra a covid-19 para pessoas de 39 a 36 anos, completos até 31 de julho. O calendário começa a avançar ainda nesta semana.

A ampliação foi possível com a chegada de novas doses de imunizantes hoje. Cidadãos de 39 e 38 anos já devem ser vacinados entre amanhã e sexta-feira (23), respectivamente.

Para chegar àqueles de 37 e 36 anos, e agilizar a vacinação na capital, serão usadas doses que estavam guardadas para quem já foi convocado, mas não compareceu aos postos para completar o esquema vacinal. Segundo a prefeitura, desde maio essa população tem sido procurada.

"Existe uma população muito ansiosa para receber a dose e não é justo adiar essa imunização, com vacinas em estoque", explica o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

Com isso, quem está com a vacinação atrasada deverá esperar a chegada de novas remessas e nova convocação. A medida valerá também para chamamentos futuros, para os quais as pessoas terão um prazo máximo de uma semana para se apresentarem.

Além disso, foi antecipada a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac para o público de 52 anos. Essas pessoas serão vacinadas no sábado (23).

Também será adiantada a segunda dose para cerca de 150 mil profissionais de saúde, com idade entre 18 e 36 anos.

Confira o calendário até 29 de julho:

  • quinta-feira (22): pessoas de 39 anos, completos até dia 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte
  • sexta-feira (23): pessoas de 38 anos, completos até dia 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte
  • sábado (24): segunda dose para pessoas de 52 anos
  • segunda-feira (26): pessoas de 37 anos, completos até 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte
  • terça e quarta-feira (27 e 28): segunda dose para trabalhadores da saúde, com idade entre 18 e 36 anos;
  • quinta-feira (29): pessoas de 36 anos, completos até 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte.

No dia da vacinação, para receber a primeira dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, e não ter recebido nenhuma outra vacina, incluindo de covid-19, nos últimos 14 dias. Além disso, o interessado não pode ter tido diagnóstico positivo para a doença, com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Além das exigências citadas acima, aqueles que vão completar o esquema vacinal devem apresentar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF.

Os postos fixos e extras funcionam, em dias úteis, entre 8h e 17h. Já os pontos de drive-thru ficam abertos de 8h às 16h30. Nos sábados, o horário de funcionamento é de 7h30 às 14h e de 8h às 14h. No dia 24, exclusivamente, todos funcionarão de 8h às 13h.

A prefeitura ressalta que as pessoas devem comparecer aos locais listados especificamente para o grupo que fazem parte. É importante, também, consultá-los aqui no dia, já que podem sofrer alterações devido questões de logística para evitar aglomeração e perda de doses.

VivaBem