Topo

Rio: Paes quer aplicar 3ª dose da vacina contra a covid-19 em idosos

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, diz que possibilidade está sendo estudada - Reprodução/Youtube
Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, diz que possibilidade está sendo estudada Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para o UOL

01/07/2021 17h19

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), disse esperar aplicar uma terceira dose da vacina contra a covid-19 para idosos. A ideia é que o reforço seja oferecido ainda neste ano.

"Existe, sim, a possibilidade inclusive de a gente, terminando essa primeira fase, aqui no Rio já anunciamos a vacinação de adolescentes, da gente retomar a vacinação das pessoas mais idosas ainda nesse ano", afirmou, em entrevista à GloboNews.

Paes afirmou que isso pode ser possível devido ao que ele se referiu como "um volume muito grande de vacinas previstas para chegar até o fim do ano", já adquiridas pelo governo federal, no âmbito do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Além disso, o prefeito afirmou que essa alternativa seria possível já que há chances de terminar a vacinação de toda a população entre outubro e novembro.

O prefeito ressaltou que a proposta está sendo estudada pelo comitê científico da prefeitura, com apoio da Fiocruz. A ideia também precisa ser debatida com o Ministério da Saúde.

Calendário de vacinação do Rio

Hoje, o prefeito do Rio também anunciou que o calendário de vacinação da capital será adiantado em cerca de 20 dias. A previsão anterior era de vacinar todas as pessoas de 18 anos ou mais, pelo menos com a primeira dose, até 31 de agosto. Agora, segundo Paes, pode ser que isso aconteça até meados do mês que vem.

Veja as datas anunciadas pelo prefeito:

  • 5 e 6 de julho: vacinação para pessoas de 42 anos
  • 7 de julho: vacinação para pessoas de 41 anos
  • 8 e 9 de julho: vacinação para pessoas de 40 anos
  • 10 de julho: repescagem para quem perdeu o dia de imunização
  • 12 e 13 de julho: vacinação para pessoas de 39 anos
  • 14 e 15 de julho: vacinação para pessoas de 38 anos
  • 16 de julho: vacinação para pessoas de 37 anos