Topo

Pacientes com covid-19 de Mato Grosso do Sul são transferidos para Rondônia

Pacientes com covid-19 do Mato Grosso do Sul são transferidos  - Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde
Pacientes com covid-19 do Mato Grosso do Sul são transferidos Imagem: Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde

Do UOL, em São Paulo

04/06/2021 11h51

Oito pacientes diagnosticados com covid-19 que estavam internados em Dourados (MS) estão sendo transferidos para o estado de Rondônia hoje. De acordo com a secretaria estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul, o município está em bandeira cinza, com lotação máxima no sistema de saúde.

A transferência dos pacientes para Rondônia ocorre após autorização dos familiares e dos próprios pacientes, segundo a pasta. Dos oito, cinco são mulheres com idades de 79, 68, 58, 52 e 29 anos. E três são homens de 55, 51, e 32 anos. O primeiro paciente a ser encaminhado para Porto Velho (RO) foi transferido no dia 2 de junho e mora na cidade de Bonito.

Segundo o secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, a oferta de 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foi feita pelo secretário estadual de Saúde de Rondônia, Fernando Rodrigues Máximo, e pelo governador do estado, Marcos Rocha.

De acordo com Resende, trata-se de um "ato de reciprocidade", já que em janeiro deste ano Rondônia precisou dos leitos do Hospital Regional, que é do governo do estado.

A transferência dos pacientes teve início às 6h (horário local) com os pacientes saindo em ambulâncias do tipo UTI móvel, com destino a Campo Grande, acompanhados de médicos e enfermeiros. O transporte aéreo será realizado por aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira), previsto para decolar às 12h.

Um paciente de 29 anos que está internado em Eldorado também será transferido hoje. Segundo a secretaria, ele será transportado na UTI aérea do Corpo de Bombeiros, com previsão de saída para as 11h de Eldorado e a previsão de chegada em Porto Velho às 18h.

Segundo dados divulgados ontem pela secretaria estadual de Saúde, o Mato Grosso do Sul registra 297.323 casos confirmados de covid-19 e 6.976 em decorrência da doença desde o início da pandemia.