Topo

Brasil atinge 47,7 milhões de vacinados contra covid, 22,53% da população

Primeira dose de vacina contra a covid-19 foi aplicada em 47,7 milhões de brasileiros - ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Primeira dose de vacina contra a covid-19 foi aplicada em 47,7 milhões de brasileiros Imagem: ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/06/2021 20h05

Nesta quinta-feira, o Brasil chegou à marca dos 47,7 milhões de vacinados contra a covid-19. Até o momento, 47.718.537 brasileiros receberam ao menos uma dose de vacina contra a doença, o equivalente a 22,53% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Entre ontem e hoje, 692.281 pessoas receberam a primeira dose de imunizante. No mesmo período, a dose de reforço foi aplicada em outras 108.501. Os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rondônia não divulgaram dados atualizados de vacinação até o horário de fechamento do boletim, às 20h.

No total, 22.739.521 brasileiros receberam as duas doses de imunizante, conforme a recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. O número representa 10,74% da população do país.

O Mato Grosso do Sul continua em primeiro lugar entre os estados que mais vacinaram sua população com a primeira dose: 30,94% de seus habitantes.

O Rio Grande do Sul se mantém como o estado que, em termos percentuais, mais aplicou a segunda dose: 13,55% da população local.

Dois bilhões de vacinas anticovid foram aplicadas; 37% em países ricos

Mais de 2 bilhões de doses de vacinas anticovid foram injetadas no mundo, seis meses após o início das campanhas de vacinação, em dezembro de 2020, de acordo com contagem da AFP estabelecida nesta quinta-feira (3). Mas a distribuição é desigual: cerca de 37% das doses foram aplicadas em países com mais recursos, que abrigam 16% da população.

Foram injetadas pelo menos 2.109.696.022 doses em 215 países e territórios, de acordo com esse balanço, feito a partir de dados oficiais.

O mundo chegou a um bilhão de doses administradas após uma campanha de vacinação de cinco meses, mas levou apenas um mês e meio para dobrar esse número.

Em relação à população, Israel continua a ser o país com a campanha de vacinação mais avançada, pois seis em cada dez cidadãos estão totalmente vacinados.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!