PUBLICIDADE

Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Movimento

Naty Graciano e outros atletas do CrossFit contam como organizam sua dieta

A atleta amadora Naty Graciano pratica CrossFit há três anos e é uma das referências da modalidade no país - Reprodução do Instagram @natygraciano
A atleta amadora Naty Graciano pratica CrossFit há três anos e é uma das referências da modalidade no país Imagem: Reprodução do Instagram @natygraciano

Tairony Mendes

Do Esporte Fitness

02/10/2020 04h00

Treino e boa alimentação caminham lado a lado quando o assunto é obter bons resultados no esporte. E algo que ajuda a conseguir manter uma dieta saudável é planejar e preparar antecipadamente suas refeições.

A seguir, três praticantes do CrossFit, modalidade que requer muita força, resistência e exige bastante do corpo —e, consequentemente, aumenta a necessidade dos atletas seguirem uma alimentação saudável para ter bom desempenho— contam o que fazem para manter o menu no dia a dia.

"Carrego na bolsa opções saudáveis para não comer besteira na hora da fome"

Naty Graciano, atleta de Crossfit durante treino - Reprodução do Instagram @natygraciano - Reprodução do Instagram @natygraciano
Naty Graciano não tem uma dieta restritiva, mas evita fast-food, doces e produtos industrializados
Imagem: Reprodução do Instagram @natygraciano

Apesar de não ser atleta profissional, Naty Graciano, 32 anos, se dedica muito aos treinos e é uma das referências do CrossFit no país. Ela explica que sua alimentação é bastante "limpa" (sem fast-food, doces e produtos industrializados), saudável e equilibrada, mas sem restrições exageradas.

"Como de tudo e não tenho a necessidade, por exemplo, de sair de casa com diversos potes de marmita para conseguir seguir a dieta. Mas procuro me organizar e carrego comigo sempre uma dose de whey protein, uma barrinha de proteína ou alguma fruta, para evitar comprar besteiras na rua quando sinto fome", explica Naty.

Busca por praticidade

Como não curte cozinhar, Naty segue um cardápio com ingredientes simples de preparar, como ovos, peixes, legumes, mandioca, batata-doce. Ela também tem sempre no freezer marmitas fit, que compra prontas, o que garante praticidade e evita que saia da dieta quando não consegue preparar suas refeições.

"Sigo uma rotina alimentar baseada no que mais gosto, bem flexível e prática. Como panqueca, crepioca, whey e banana com canela, além de ovos em praticamente todas as refeições."

"Preparo a base do meu cardápio no domingo"

Kaique Cerveny - Reprodução do Instagram @kaiquecerveny - Reprodução do Instagram @kaiquecerveny
Kaique Cerveny é campeão brasileiro de CrossFit
Imagem: Reprodução do Instagram @kaiquecerveny

O atleta Kaique Cerveny, campeão do Torneio CrossFit Brasil (TCB), em 2019, diz que sua principal tática para conseguir manter a dieta é, no domingo, cozinhar todos os alimentos que costuma consumir em maior quantidade ao longo da semana.

"Planejo meu cardápio no final de semana e já deixo pronto arroz, feijão, mandioca. Também corto e separo em potes as porções de carne, frango, legumes, mas deixo para cozinhar esses alimentos na hora da refeição, para comer tudo fresco, já que eles são rápidos de fazer", conta Kaique.

Lisa Afonso, especialista em nutrição esportiva pela USP (Universidade de São Paulo), ressalta que essa programação da semana é muito importante para conseguir seguir uma dieta, seja com foco em performance, seja para perder peso. "Organizar e preparar antes o que vai comer ajuda a criar e manter uma rotina alimentar saudável. Você deve sempre buscar praticidade. Por exemplo: cozinhe os legumes, separe em pequenas porções e congele. Você pode também montar as saladas em potes de vidro, que duram até sete dias na geladeira", indica Afonso.

A nutricionista esportiva explica que com organização e planejamento, um atleta ou pessoa que tem uma rotina de treinos intenso consegue manter uma boa alimentação e garantir resultados sem a necessidade de tomar suplementos —produtos que muitos recorrem, principalmente, por trazer praticidade ao dia a dia.

Beatriz Clemente, atleta de CrossFit - Reprodução do Instagram @biaclementee  - Reprodução do Instagram @biaclementee
Beatriz Clemente é campeã brasileira de CrossFit na categoria Teen
Imagem: Reprodução do Instagram @biaclementee

A atleta Beatriz Clemente, campeã brasileira da categoria Teen Feminina no TCB 2019, segue um planejamento semelhante ao de Kaique. "Pela correria da minha grade horária, procuro preparar todas as minhas refeições da semana no sábado ou domingo. Cozinho o arroz e o feijão, divido as proteínas em porções e já deixo os legumes lavados e ralados ou cortados.

Beatriz ainda tem o cuidado de pesar todos os alimentos antes de separá-los em potes, para garantir a ingestão correta de todos os nutrientes que seu corpo precisa para ter bom desempenho no esporte.

Ana Tereza Melo, nutricionista do Hospital Regional e da Secretaria de Educação de Timbiras (MA) afirma que essa quantidade de nutrientes que um atleta precisa é muito individual e varia de pessoa para pessoa. Porém, o que não muda entre os praticantes de exercícios intensos é a necessidade de o cardápio conter alimentos de todos os grupos alimentares (frutas, verduras, legumes, grãos, carnes, ovo, laticínios, castanhas), para garantir um bom aporte de carboidratos, proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais.

"Esportes como o CrossFit exigem muito da musculatura e do organismo em geral. Por isso, uma boa alimentação é essencial para garantir que o praticante tenha energia para realizar os exercícios com eficiência e também para se recuperar adequadamente após o treino, o que vai permitir a melhora da força e do condicionamento físico", explica Melo.

*Este texto foi originalmente publicado no site Esporte Fitness

Movimento