PUBLICIDADE

Topo

VivaBem

Cientistas divulgam 1ª imagem de anticorpos neutralizando coronavírus; veja

Primeira imagem de anticorpos neutralizando o coronavírus - C. Barnes/Björkman laboratory
Primeira imagem de anticorpos neutralizando o coronavírus Imagem: C. Barnes/Björkman laboratory

De Viva Bem, em São Paulo

31/07/2020 17h48

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, divulgaram hoje a primeira imagem que mostra anticorpos neutralizando o coronavírus.

O registro foi feito durante pesquisas ligadas à proteína spike, também chamada de espícula, que fica contida no vírus Sars-CoV-2 e é usado por ele para infectar as células do corpo humano. O estudo, que tenta descobrir formas de atuar contra a covid-19, é feito com técnicas de microscopia digital e foi publicado na revista científica Cell.

Segundo o artigo, quando o corpo humano entra em contato com um micro-organismo que pode causar uma patologia, como o Sars-CoV-2, o sistema imunológico toma providências para combater o invasor. Uma delas é o surgimento de anticorpos neutralizantes, que "grudam" no vírus para impedir que ele siga seu caminho pelo corpo humano — e é isso que mostra a imagem divulgada pelos cientistas.

Nesta pesquisa, cientistas usaram sangue de pessoas que se recuperaram do coronavírus e encontraram nele diferentes tipos de anticorpos que grudam no Sars-CoV-2, mas perceberam que em quase todos os casos eles grudam especificamente na proteína spike.

"Acreditamos que esta é a primeira vez que uma equipe cria imagens de um grupo de anticorpos agindo no sangue humano após uma infecção viral para ver a ação deles", disse Christopher Barnes, coautor do estudo, em um comunicado.

VivaBem