Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Eu me masturbei e meu pênis ficou inchado na lateral. Por que, Jairo?

Do VivaBem, em São Paulo

31/10/2019 04h00

O leitor conta que toda vez que tem uma ereção seu pênis fica inchado, com um calombo na lateral. "Depois de me masturbar, o problema permaneceu por alguns dias. Por que, Jairo?"

Segundo o especialista em sexualidade Jairo Bouer, o pênis é um órgão que tem tecidos relativamente sensíveis. E a glande (cabeça) é uma das áreas mais delicadas. "Se a pessoa apertá-la demais na hora da masturbação ou tiver uma relação sexual um pouco mais 'forte', em que o pênis fica pressionado, pode sofrer uma inflamação que faz aparecer um caroço ou um inchaço", afirma o médico.

Para evitar o problema, Jairo recomenda mais calma e cuidado na hora da masturbação ou da transa. "Você pode até usar um lubrificante à base de água para diminuir o atrito no pênis, facilitar a penetração e reduzir o risco de ter inchaços."

Tem alguma dúvida sobre sexo? Mande um email para drjairobouer@uol.com.br e acompanhe o @Saúde toda quinta-feira no VivaBem.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.