Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Acupuntura alivia sintomas de menopausa, revela estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem, em São Paulo

24/02/2019 10h32

Resumo da notícia

  • Acupuntura melhorou sintomas da menopausa
  • Quem não sofria com o problema também apresentou melhora na transpiração, distúrbios do sono, pele e cabelo
  • Mulheres que sofrem com o problema podem utilizar a técnica para tratar sintomas

A menopausa é inevitável para as mulheres: por volta dos 41 anos já começa o chamado climatério e os hormônios da mulher vão se modificando até que ela pare de produzir óvulos e deixe de menstruar. Com as transformações hormonais é normal que se apresentem sintomas psicológicos e físicos, que atrapalham bastante o dia a dia da mulher.

Por isso a ciência busca formas de amenizar as sensações difíceis nesse período e um novo estudo, feito pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostrou que a acupuntura pode ser uma aliada nesse momento. Os resultados foram publicados na revista científica BMJ Open.

Como o estudo foi feito

  • A equipe recrutou 70 mulheres que estavam passando pela menopausa. Elas foram submetidas a sessões de 15 minutos de acupuntura durante cinco semanas;
  • As participantes responderam a perguntas que avaliavam os sintomas da menopausa;
  • O questionário foi preenchido antes do estudo e depois de 3, 6, 8, 11 e 26 semanas;
  • Depois de três semanas, os cientistas observaram melhora nos fogaches - fortes ondas de calor. Após seis semanas, 80% das mulheres no trabalho disseram que as sessões melhoraram os sintomas;
  • Outras voluntárias, que não sofriam com o problema, relataram sentir uma melhora em transpiração excessiva (suor durante à noite), distúrbios do sono, sintomas emocionais e problemas de pele e cabelo.

Sintomas da menopausa

Tem tratamento?

O tratamento pode ser feito com uso de medicamentos à base de estrogênio ou progesterona e é indicado para mulheres que sofrem com sintomas muito intensos. O ideal é consultar sempre um ginecologista antes de qualquer procedimento.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube