Pesquisadores criam suplemento que diminui apetite por alimentos gordurosos
Já imaginou um ingrediente que fizesse você ter menos vontade de comer um hambúrguer ou uma pizza? Pois ele existe e está sendo estudado por cientistas britânicos.
Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.
Segundo um artigo publicado no periódico “The American Journal of Clinical Nutrition”, pesquisadores da “Imperial College London”, na Inglaterra, desenvolveram um novo tipo de suplemento alimentar que “desliga” seletivamente a função do desejo. O composto acaba com a ânsia por alimentos gordurosos de altas calorias, sem afetar o apetite por comidas saudáveis.
O suplemento é baseado em uma molécula produzida pelas bactérias que vivem no intestino. Os cientistas disseram que o ingrediente ativa a liberação de um composto no intestino chamado de propionato, responsável por mandar um sinal para o cérebro dizendo que devemos parar de comer.
Em um teste feito com 20 voluntários, os pesquisadores fizeram com que metade dos indivíduos bebessem um milkshake contendo 10 gramas do ingrediente, enquanto a outra ingeriu um placebo. Em seguida, os participantes fizeram um exame de ressonância magnética e diversas imagens de alimentos com baixas e altas calorias foram mostrados.
O resultado apontou que aqueles que tomaram o suplemento tiveram menos atividade nas regiões do cérebro relacionadas à recompensa --mas apenas quando olhavam para alimentos de altas calorias. Eles também descobriram que as imagens se tornaram menos atrativas para esse grupo.
Depois, os voluntários ganharam uma tigela com macarrão à bolonhesa e foram orientados a comer o quanto quisessem. Surpreendentemente, o grupo do suplemento comeu 10% menos do que o outro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.