Proteção natural contra sonhos e mais 5 fatos que acontecem durante o sono
Só quem já teve problemas para pegar no sono sabe como faz falta o descanso - mas não é só a energia perdida que causa problemas se as noites em claro se repetem. É na hora de dormir que o cérebro aproveita para fazer aquela limpeza nas memórias e o corpo se recupera dos excessos do dia - e também aproveita para fixar o que aprendeu e "apagar" o que não vai ser útil.
E o que mais acontece com você enquanto você dorme? Muito mais do que você imagina... Confira abaixo o que seu corpo apronta enquanto você está descansando.
-
Seu corpo te protege dos seus sonhos
"Sabe quando você dorme na sala de aula e a cabeça cai para trás? Aquele é o relaxamento inicial da musculatura", explica o médico Geraldo Lorenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono do Incor, em São Paulo. "Quando você entra na fase mais profunda do sono, o cérebro ativa um relaxamento programado para você não "agir" durante seus sonhos."
Existe uma doença rara, o distúrbio comportamental do sono REM, em que a pessoa acaba 'representando' o que vê em sonhos de maneira bem física. "A pessoa pode sair correndo e bater a cabeça na parede, por exemplo", explica o médico. É diferente do sonambulismo, em que o paciente tem um micro despertar entre os períodos de sono leve e sono profundo - o cérebro confunde vigília com sono e, por isso, a pessoa acorda confusa, mas sem gravidade. -
A sua garganta pode se fechar
Para quem reclama dos roncos dos companheiros de colchão, eis aqui um dos culpados pelo ruído... "Durante o sono, ocorre o relaxamento muscular da faringe e garganta. Em algumas pessoas, principalmente homens acima dos 45 anos e pessoas acima do peso, pode ocorrer o fechamento dessa região, que é a apneia do sono", explica Lia Bittencourt, médica do Instituto do Sono, em São Paulo.
-
Seus olhos nunca param de mexer
Os músculos podem ficar mais relaxados, mas seus olhos seguem se movendo mesmo no sono mais profundo e com as pálpebras fechadas. Não é preciso ficar assustado: isso é normal! "Somos muito influenciados pelo sentido da visão e pela luz. Sendo assim, durante o início do sono, temos movimentos oculares lentos e, durante o sono REM, os olhos se movimentam rapidamente e isso está relacionado aos sonhos", explica Lia.
-
Seu cérebro faz uma limpeza na memória
"O cérebro é um órgão muito ativo e, durante o dia, produz elementos potencialmente perigosos. Durante o sono, o líquido raquidiano (que envolve o cérebro) remove esses resíduos. É como se fosse o caminhão de lixo que passa de noite em uma cidade recolhendo a sujeira", explica Geraldo.
Não são só resíduos sólidos que o cérebro aproveita para limpar enquanto você dorme - as memórias do dia também são filtradas e descartadas, conforme o caso. É o momento quando consolidamos aquilo que aprendemos enquanto estamos acordados. -
Acontece uma manutenção geral no seu organismo
Sabe aquela brincadeira sobre a pessoa ir para "o sono de beleza"? Pois saiba que isso tem um fundo de verdade. O sono é importante, entre outras coisas, para ajudar a manutenção de seu corpo. O hormônio do crescimento, por exemplo, atinge seu pico de produção durante as fases mais profundas do sono. Entre outras funções, ele ajuda na manutenção do tônus muscular e na renovação das células.
-
Seu corpo produz hormônios da saciedade
Um desses hormônios está relacionado ao controle do peso. "Precisamos dormir bem para secretarmos leptina, substância que é responsável pela saciedade", explica Lia. E, quando nosso cérebro entende que o corpo está satisfeito, a tendência é consumirmos apenas o necessário para matar a fome, evitando os excessos que levam aos quilinhos a mais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.