Topo

Paola Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Treinar de manhã é melhor para reduzir o risco de AVC e infarto

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

30/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fazer exercícios em qualquer momento do dia é ótimo para a saúde e reduz o risco de várias doenças. Eu sempre digo que o melhor horário para fazer atividade física é aquele em que você consegue sempre estar presente nos treinos.

Entretanto, sabemos que treinar pela manhã, além de gerar diversos benefícios, facilita a rotina e a disciplina. Ao fazer exercícios logo cedo, já iniciamos o dia dispostos, cumprimos nossa meta logo pela manhã (não deixando para depois, quando compromissos costumam atrapalhar o treino) e, se por um acaso não conseguirmos treinar ao acordar, ainda temos todo o restante do dia para realizar nosso exercício.

Sabendo disso, um estudo publicado neste ano pelo European Journal of Preventive Cardiology mostrou que, quando se trata de reduzir o risco de doenças cardíacas (como infarto) e derrame (AVC), treinar pela manhã pode ser ainda mais benéfico em comparação a outras horas do dia.

*Reforço que treinar em qualquer horário é bom para a prevenção de problemas cardiovasculares.

O estudo avaliou 86.657 adultos com idade entre 42 e 78 anos, sendo que nenhum dos participantes tinha doença cardíaca no início da pesquisa. Os participantes utilizaram rastreadores de atividade física por sete dias seguidos e os pesquisadores monitoraram a internação ou a morte relacionada a um derrame ou doença arterial coronariana (DAC).

Durante o acompanhamento de seis a oito anos, os pesquisadores registraram que 2.911 participantes desenvolveram DAC e 796 tiveram um derrame. Constataram ainda que os participantes mais ativos entre 8h e 11h da manhã tiveram os menores riscos de doenças cardíacas e derrames, em comparação com pessoas com outros horários de pico de atividade —tarde ou noite.

Depois de ajustar fatores como idade e sexo, eles descobriram que os participantes que eram mais ativos no início e no final da manhã:

  • tiveram riscos 11% e 16% menores de incidência de DAC, em comparação com o outro grupo;
  • tiveram risco 17% menor de acidente vascular cerebral (AVC), em comparação com o grupo que realizava exercícios em outros horários;
  • as mulheres que eram mais ativas no início ou no final da manhã tinham risco 22% e 24% menor de doenças cardíacas;
  • as mulheres que eram mais ativas no final da manhã tiveram uma redução de 35% no risco de acidente vascular cerebral (AVC).

As descobertas do estudo foram consistentes, independentemente da quantidade de atividade diária que os participantes realizavam no total do dia e se eles se identificavam como uma pessoa "matutina" ou "noturna", de acordo com seu cronotipo.

Mas por que o exercício pela manhã é melhor?

Embora sejam necessários mais estudos para entender melhor como a atividade matinal pode reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames, os pesquisadores levantam a hipótese de que isso tenha a ver com relógios biológicos e ritmos circadianos, pois as pessoas que costumam se exercitar de noite podem comer mais e mais tarde, dormindo mais tarde e menos, o que afeta a saúde geral.

A atividade física e a ingestão de alimentos e ajudam a regular o ritmo circadiano do corpo. Dessa forma, aspectos comportamentais de nossas vidas, como treinar pela manhã ou realizar a higiene do sono, podem contribuir para nosso relógio biológico.

Não mude seu horário de treino!

Se você está acostumado a treinar de tarde ou à noite e esses horários se encaixam bem em sua rotina, não é necessário mudar a hora do dia em que se exercita. O mais importante é que o exercício físico seja parte do seu dia a dia, e de forma prazerosa.

Seja qual for o seu horário de treino, estabeleça como meta praticar atividade física sempre que puder e siga uma rotina que funcione melhor para sua programação.

Agora, se você tiver a oportunidade de, pelo menos, manter-se ativo pela manhã (ir a pé ao trabalho, descer um ponto de ônibus antes, passear com o cachorro na rua), seria um grande passo. Outra ideia é começar seu dia com uma caminhada —para passear como cachorro, por exemplo.

Referências:

Albalak G, Stijntjes M, Bodegom DV, Jukema JW, Atsma DE, Heemst DV, Noordam R. Setting your clock: associations between timing of objective physical activity and cardiovascular disease risk in the general population, European Journal of Preventive Cardiology, 2022;, zwac239, https://doi.org/10.1093/eurjpc/zwac239

CDC. Benefits of Physical Activity. Disponível em: https://www.cdc.gov/physicalactivity/basics/pa-health/index.htm

Mayo Clinic. Exercise: 7 benefits of regular physical activity. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/in-depth/exercise/art-20048389