Topo

Paola Machado

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem tem artrite reumatoide deve transformar exercício físico em aliado

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

16/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, "a artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade."

A AR é uma doença crônica marcada por sintomas de inflamação e dor nas articulações. Esses sintomas e sinais aumentam durante períodos conhecidos como crises ou exacerbações. Outras vezes são conhecidas como períodos de remissão —é quando os sintomas podem desaparecer completamente.

Os sintomas da AR geralmente afetam as articulações das mãos, punhos e joelhos, mas também podem afetar tecidos e órgãos em todo o corpo, podendo incluir dor, rigidez, sensibilidade e inchaço em mais de uma articulação, os mesmos sintomas articulares em ambos os lados do corpo, perda de função articular e deformidades, fadiga, febre baixa, perda de apetite e fraqueza.

Há uma série de fatores genéticos e ambientais que podem aumentar o risco de desenvolver artrite reumatoide. O que devemos saber é que a AR é um distúrbio autoimune e é o resultado do sistema imunológico do seu corpo atacando tecidos saudáveis.

O que acontece é que o sistema imunológico envia anticorpos para o revestimento das articulações como parte do processo da doença. Esses anticorpos atacam os tecidos que revestem as articulações, fazendo com que as células do revestimento (células sinoviais) se dividam e contribuam para a inflamação.

O exercício traz inúmeros benefícios, mas encontrar tempo, energia e motivação pode ser difícil, principalmente quando está lidando com articulações dolorosas e rígidas.

O que temos que ter em mente é que o exercício pode ajudar as pessoas que vivem com AR a reduzir a dor, melhorar a função articular, fortalecer os músculos ao redor das articulações afetadas, aumentar a energia, melhorar o humor e a disposição do dia a dia. Alguns exemplos são:

  • Exercícios aquáticos. O CDC relata que as pessoas que vivem com AR apresentam melhorias na saúde após participar de hidroterapia ou se exercitar em água morna, em comparação com outros tipos de atividades. Os resultados de uma revisão de pesquisa mostrou que as pessoas que vivem com AR que participaram de hidroterapia sentem menos dor e sensibilidade nas articulações em comparação com aquelas que não experimentaram essa atividade, além de melhorar o humor e o bem-estar geral. Outros exercícios aquáticos, como natação e hidroginástica, também podem ajudar a melhorar o uso das articulações afetadas e diminuir a dor.
  • Tai chi. Ou "meditação em movimento", é uma arte marcial tradicional chinesa que combina movimentos lentos e suaves com foco mental. Esse exercício melhora a função muscular, rigidez, reduz os níveis de dor e estresse em pessoas que vivem com AR. Os resultados de um estudo de pessoas que vivem com AR mostraram que praticar tai chi pode ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão e melhorar a autoestima, a autoeficácia e a motivação.
  • Bicicleta. Se você tem AR, é essencial que realize exercícios com foco cardiovascular, isso ocorre porque pessoas que vivem com AR estão em maior risco de doenças e complicações cardiovasculares. Exercícios com bicicleta são excelentes opções de baixo impacto, ajudando a manter a saúde cardiovascular, aumentar a força de membros inferiores e reduzir a rigidez matinal.
  • Caminhada. Além de aumentar a frequência cardíaca, caminhar pode ajudar a reduzir a dor. Uma pesquisa mostrou que apenas 30 minutos de caminhada por dia podem melhorar seu humor.
  • Ioga. A ioga, que combina posturas com respiração e relaxamento, também pode ajudar a melhorar os sintomas da AR. Uma pesquisa mostrou que praticar ioga melhorou a dor e o humor. Outra pesquisa por cientistas da Universidade Johns Hopkins (EUA) encontrou resultados semelhantes, isto é, as pessoas que vivem com AR experimentaram menos dores e inchaço articular.

Referências:

Sociedade Brasileira de Reumatologia. Artrite Reumatoide. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/artrite-reumatoide/

CDC. Health Benefits of Swimming. Disponível em: https://www.cdc.gov/healthywater/swimming/swimmers/health_benefits_water_exercise.html

CDC. Rheumatoid Arthritis (RA). Disponível em: https://www.cdc.gov/arthritis/basics/rheumatoid-arthritis.html

CDC. Arthritis: Risk Factors. Disponível em: https://www.cdc.gov/arthritis/basics/risk-factors.htm

NHS. Overview: Rheumatoid arthritis. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/rheumatoid-arthritis/

Arthritis Foundation. Rheumatoid Arthritis and Heart Disease. Disponível em: https://www.arthritis.org/health-wellness/about-arthritis/related-conditions/other-diseases/rheumatoid-arthritis-heart-disease

Arthritis Foundation. Osteoarthritis. Disponível em: https://www.arthritis.org/diseases/osteoarthritis

Hanson S, Jones A Is there evidence that walking groups have health benefits? A systematic review and meta-analysis British Journal of Sports Medicine 2015;49:710-715.

American College of Rheumatology. Exercise and Arthritis. Disponível em: https://www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Diseases-Conditions/Living-Well-with-Rheumatic-Disease/Exercise-and-Arthritis

Al-Qubaeissy, K.Y., Fatoye, F.A., Goodwin, P.C. and Yohannes, A.M. (2013), The Effectiveness of Hydrotherapy in the Management of Rheumatoid Arthritis: A Systematic Review. Musculoskelet. Care, 11: 3-18. https://doi.org/10.1002/msc.1028

Waite-Jones, J.M., Hale, C.A. and Lee, H.-Y. (2013), Psychosocial effects of Tai Chi exercise on people with rheumatoid arthritis. J Clin Nurs, 22: 3053-3061. https://doi.org/10.1111/jocn.12327

Moonaz SH, Bingham CO 3rd, Wissow L, Bartlett SJ. Yoga in Sedentary Adults with Arthritis: Effects of a Randomized Controlled Pragmatic Trial. J Rheumatol. 2015 Jul;42(7):1194-202. doi: 10.3899/jrheum.141129. Epub 2015 Apr 1. PMID: 25834206; PMCID: PMC4490021.

Evans S, Moieni M, Lung K, Tsao J, Sternlieb B, Taylor M, Zeltzer L. Impact of iyengar yoga on quality of life in young women with rheumatoid arthritis. Clin J Pain. 2013 Nov;29(11):988-97. doi: 10.1097/AJP.0b013e31827da381. PMID: 23370082; PMCID: PMC3644391.

Chiu HY, Huang HL, Li CH, Chen HA, Yeh CL, Chiu SH, Lin WC, Cheng YP, Tsai TF, Ho SY. Increased Risk of Chronic Kidney Disease in Rheumatoid Arthritis Associated with Cardiovascular Complications - A National Population-Based Cohort Study. PLoS One. 2015 Sep 25;10(9):e0136508. doi: 10.1371/journal.pone.0136508. PMID: 26406879; PMCID: PMC4583248.

Gulhar R, Ashraf MA, Jialal I. Physiology, Acute Phase Reactants. [Updated 2022 Apr 28]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK519570/