PUBLICIDADE

Topo

Guilherme Giorelli

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Por que acordamos mais magros? O que faz o peso flutuar ao longo do dia?

Guilherme Giorelli

Guilherme Giorelli é nutrólogo e médico do esporte e exercício. Fellow do International College for Advancement of Nutrology e com mestrado em vitamina D, ele organiza eventos científicos, além de ministrar aulas e palestras. Atualmente é diretor do SMEERJ (Sociedade de Medicina Esportiva e do Exercicio do Rio de Janeiro). Seu dia a dia, porém, é o atendimento de pacientes em sua clínica, que buscam cuidar da saúde por meio da alimentação e do exercício.

Colunista do VivaBem

08/05/2021 10h36

Sabia que seu peso varia dependendo do horário e até mesmo do dia da semana em que você sobe na balança? Essa flutuação é natural e não significa que você esteja engordando ou emagrecendo, já que para perder ou ganhar um 1 kg de gordura é preciso ter uma diferença de 7.700 kcal entre o consumo e o gasto calórico —algo muito difícil de acontecer em 24 horas.

A mudança de peso ao longo do dia geralmente tem relação com o consumo de carboidrato, fibras, sódio e o nível de hidratação, mas há outros fatores. No vídeo acima, explico melhor os motivos que fazem o número na balança variar ao longo do dia e por que devemos olhar o emagrecimento além dos dígitos que aparecem ao se pesar.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL