Topo

Com 4,7 estrelas no Google, Dolomitas é dos lugares imperdíveis da Itália

Dolomitas, localizadas no norte da Itália - iStock
Dolomitas, localizadas no norte da Itália Imagem: iStock

Do UOL

04/11/2019 13h06

"O lugar é mágico, não importa onde você decida ir", "Simplesmente maravilhoso! A natureza é indescritível, parece coisa de filme", "Não há palavras para descrever Dolomitas, o lugar é único no mundo", dizem alguns dos comentários de usuários no Google sobre Dolomitas, uma cordilheira nos Alpes italianos, ao norte do país.

O local está classificado com 4,7 estrelas com uma lista de boas recomendações para os viajantes conhecerem a região.

Conheça alguma das características particulares da região:

Origem do nome

Paisagem em Dolomitas, na Itália - iStock - iStock
Imagem: iStock

O lugar que abrange diversos picos com mais de 3 mil metros de altura ganhou este nome graças ao geólogo francês, Dieudonné Dolomieu, o primeiro a descrever a rocha dolomita, que dá às montanhas uma cor esbranquiçada.

No momento do pôr do sol, as "montanhas pálidas" (como eram conhecidas), ganham outra cor, com variações entre o rosa e o vermelho.

Patrimônio Mundial da Unesco

Dolomitas, na Itália - iStock - iStock
Imagem: iStock

As Dolomitas entraram para a lista de patrimônios italianos no ano de 2009. Segundo o site oficial da Unesco, o local tem 141.903 hectares e é uma das mais belas paisagens montanhosas do mundo.

Lagos

Lago di Braies, nas Dolomitas, na Itália - iStock - iStock
Imagem: iStock

No verão, a região tem diversos lagos de águas límpidas que valem a pena serem visitados. Um dos mais famosos é o Lago di Braies (foto), com águas cor de esmeralda. A caminhada completa em volta do lago tem 3,5 km e é indicada para famílias pela facilidade do trajeto. É permitido nadar no local.

A dica de um passeio romântico é alugar os famosos barquinhos de madeira ou fazer piquenique na beira do lago. Os lagos di Tovel, di Sorapis, di Carezza, Dobbiaco também estão entre as atrações imperdíveis.

No inverno

Madonna di Campiglio, em Dolomitas, na Itália - iStock - iStock
Madonna di Campiglio, em Dolomitas, na Itália
Imagem: iStock

As estações de esqui na vila Madonna di Campiglio são uma das das grandes atrações de Dolomitas. O local oferece várias pistas (com cerca de 150 km de extensão de área total) com diferentes graus de dificuldade, parques de snowboard, teleférico e mais. O lugar também é recomendado para quem quer apreciar gastronomia italiana de qualidade.

Bolzano

Bolzano, nas Dolomitas, na Itália - iStock - iStock
Imagem: iStock

Considerada a "porta das Dolomitas", o lugar é uma das paradas indicadas para quem vai visitar a região. O centro com praças, igrejas, museus, feiras, cafés, restaurantes e lojas é charmoso, pequeno e os turistas podem ver tudo a pé. O Mercado de Natal é um dos atrativos que destacam a região.