Topo

O que fazer na Itália? Se está difícil escolher, veja 10 opções fantásticas

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

02/12/2017 04h00

Da comida aos monumentos históricos, do idioma às paisagens naturais, quase tudo que existe na Itália representa uma experiência fascinante para o turista. A bota, afinal, é um destino para quem quer viver emoções intensas durante as férias, seja em uma trattoria, em uma praia ou sob um monumento com mais de mil anos. Abaixo, veja dez destinos imperdíveis para conhecer por lá.

Leia também

1. Bérgamo

Cidade de Bérgamo, na Itália - David Spender/www.flickr.com/photos/dspender/2792725356 - David Spender/www.flickr.com/photos/dspender/2792725356
Imagem: David Spender/www.flickr.com/photos/dspender/2792725356

Localizada a cerca de 60 quilômetros de Milão, Bérgamo merece ser conhecida por quem viaja pelo norte da Itália. Seu centro histórico (chamado de Città Alta, ou Cidade Alta) é cercado por muros com quase 20 metros de altura e abriga paisagens extremamente românticas e ruazinhas ideais para agradáveis caminhadas. Lá está a lindíssima Piazza Vecchia, praça renascentista cercada por palácios e marcada pela Torre Cívica, com 52 metros de altura. Ali perto fica a catedral da cidade, cujo grande atrativo é o afresco "O Martírio de Santo Alexandre", obra-prima pintada pelo artista napolitano Nicola Malinconico em 1694. E vale a pena subir até o Parco delle Rimembranze (Praça das Recordações), que oferece lindas visões da cidade. 

2. Assis

Cidade de Assis, na Itália - Roberto Ferrari/www.flickr.com/photos/52485003@N00/320443243/ - Roberto Ferrari/www.flickr.com/photos/52485003@N00/320443243/
Imagem: Roberto Ferrari/www.flickr.com/photos/52485003@N00/320443243/

A cidade de Assis está localizada na região da Úmbria e é famosa por ser o local de nascimento, no século 12, de Francesco Giovanni di Pietro Bernardone, que mais tarde viria a ser conhecido como São Francisco de Assis. Trata-se de um local cortado por lindas ruazinhas medievais e dominado por uma forte atmosfera religiosa, encontrada principalmente em locais como a Basilica di San Francesco, que abriga objetos que teriam pertencido a ele e uma cripta onde, acredita-se, estão seus restos mortais. Não deixe também de visitar a Basilica di Santa Chiara, que homenageia Santa Clara, discípula de São Francisco e líder da Ordem das Clarissas. 

3. Costa Amalfitana

Praia da Itália - Glen MacLarty/www.flickr.com/photos/97451431@N00/280155800 - Glen MacLarty/www.flickr.com/photos/97451431@N00/280155800
Imagem: Glen MacLarty/www.flickr.com/photos/97451431@N00/280155800

Se estiver viajando pela Itália em épocas cálidas do ano, reserve um tempo para ir até a Costa Amalfitana, ao sul da cidade de Nápoles. Trata-se de uma orla cheia de românticas vilas construídas em colinas sobre o mar Mediterrâneo, em imagens dignas de cartão-postal. Quando há sol, o mar adquire uma coloração verde-esmeralda, e há boas praias na área para pegar um bronze. Entre os centros urbanos mais lindos da região estão Amalfi (onde está a igreja Duomo di Sant'Andrea, dona de uma arquitetura com influências árabes, bizantinas, barrocas e normandas), Atrani (com uma agradável piazza recheada de cafés e restaurantes) e Positano, que atrai um público mais endinheirado e tem boas praias para um banho. 

4. Roma

O Coliseu, em Roma, é um dos monumentos mais visitados da Itália - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Além de capital, Roma é uma das principais portas de entrada da Itália, e merece pelo menos três dias da viagem do turista. Esta, afinal, é a Cidade Eterna, com uma infinidade de atrações para os visitantes. Aqui, vença as ruas um tanto caóticas e vá até cartões-postais como a Fontana Di Trevi, a romântica Piazza di Spagna e a Piazza del Campidoglio, além de ingressar no território recheado de fiéis do Vaticano (onde está a lindíssima Praça São Pedro). O Coliseu é parada obrigatória, assim como destinos um pouco menos conhecidos, como a romântica região de Trastevere, localizada ao lado do rio Tibre, cortada por atmosféricas vielas e cheia de excelentes restaurantes de comida italiana. 

5. Catânia

Catânia, na Itália - Berthold Werner/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - Berthold Werner/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Berthold Werner/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

A cidade de Catânia é um dos muitos destinos incríveis da ilha italiana da Sicília. Lá, o turista explora um centro histórico belíssimo, onde se destacam a Piazza del Duomo (com edifícios monumentais como a Catedral de Santa Ágata, a padroeira local), a Fontana dell'Amenano (construída em 1867 com mármore de Carrara) e a La Pescheria (uma das feiras de rua mais movimentadas do sul da Itália). E o melhor: Catânia é ponto de partida para visitas ao lendário Etna (um dos maiores vulcões ativos da Europa) e a praias paradisíacas, como Aci Castello, composta por rocha vulcânica, localizada à sombra das ruínas de um castelo e debruçada sobre as águas cristalinas do mar Mediterrâneo.

6. Florença

Vista geral de Florença, na Itália - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Espere encontrar multidões de turistas ao visitar Florença, uma das cidades mais célebres da Itália. Mas as filas para entrar em museus ou para achar um lugar em um café descolado valem a pena. A metrópole toscana, afinal, têm paisagens e atrativos culturais simplesmente fantásticos. Passear ao longo do rio Arno e admirar a ponte Vecchio de longe (para depois cruzá-la) é uma experiência que todo viajante deve ter no país europeu, assim como caminhar pela ruas que cercam a gigantesca catedral da cidade e os museus que guardam obras-primas do Renascimento, como a Galleria degli Uffizi e a Galleria dell'Accademia, onde se encontra uma das obras mais famosas de Michelangelo, a escultura "Davi". 

7. Veneza

Cidade de Veneza, na Itália - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Assim como Florença, Veneza é outro lugar onde o viajante terá que disputar espaço com multidões de turistas. Mas, mesmo assim, a cidade é um destino que merece uma visita. Caminhar por suas atmosféricas vielas margeando os canais, enquanto gôndolas deslizam sobre a água, é uma experiência única no mundo, assim como é passear entre as arcadas da Piazza San Marco e entrar em sua basílica, com uma estrutura grandiosa com uma história que remonta a cerca de mil anos. E não deixe de atravessar a ponte Rialto, um dos símbolos arquitetônicos mais lindos do território veneziano. 

8. Siena

Siena, na Itália - Massimo Catarinella/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - Massimo Catarinella/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Massimo Catarinella/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

A Toscana é um dos destinos que mais atraem turistas na Itália. Além de Florença, a região abriga a cidade de Siena, uma verdadeira joia história no país europeu. Seu centro histórico é marcado por impressionantes praças e edificações medievais, em uma área cortada por românticas ruazinhas e cheia de excelentes cafés e restaurantes. A Piazza del Duomo, por exemplo, exibe a linda catedral de Santa Maria Assunta, enquanto a espaçosíssima Piazza del Campo abriga o Palazzo Pubblico e seu fotogênico campanário. É neste lugar que, em meados do ano, é realizado o Palio di Siena, uma das festas de origem medieval mais interessantes da Europa. 

9. Nápoles

A Piazza Plebiscito é a maior e mais famosa praça de Nápoles na Itália. O local abriga construções como a igreja de San Francesco di Paola, o Palazzo Reale, o Palazzo Salerno e o Palazzo della Foresteria - Divulgação/Prefeitura de Nápoles - Divulgação/Prefeitura de Nápoles
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Nápoles

Com o vulcão Vesúvio em seu horizonte, Nápoles é uma das mais originais cidades da Itália. Sim: trata-se de uma metrópole bem caótica e um tanto suja, mas que tem muitos elementos para seduzir o turista. Para muita gente, aqui se faz a melhor pizza de todo o território italiano. O mar Mediterrâneo, por sua vez, dá todo um charme à orla local, onde é possível encontrar bons restaurantes e até um castelo (o chamado Castel dell'Ovo). A cidade abriga também excelentes museus (como o Museo di Capodimonte, com obras de gênios como Caravaggio, Botticelli e Rafael) e uma área de bairros mais legais de toda Itália: os Quartieri Spagnoli, cheios de vielas que escondem lindas igrejas, feiras de rua e atmosféricos cafés. 

10. Sardenha

A região da Sardenha é uma das mais procuradas pelos turistas na Itália - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Se a intenção for conhecer mais destinos litorâneos paradisíacos na Itália, vá até a ilha de Sardenha, um dos recantos mais fotogênicos do país. Sua capital é a agitada cidade de Cagliari, com uma enorme variedade de restaurantes, bares e baladas frequentados por viajantes de toda a Europa. De lá, é possível ir a uma infinidade de praias lindíssimas, como a intimista Su Portu (no sul da ilha e banhada por um mar frequentemente azul-turquesa), San Giovanni di Sinis (no oeste, muito boa para a prática de snorkel) e a Spiaggia della Pelosa (no norte, com uma areia branca ótima para tomar um sol).