Topo

Férias de janeiro: veja destinos ideais para conhecer com crianças

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

13/12/2018 04h00

O mês de janeiro está chegando e, com ele, um período ideal para aproveitar as férias escolares das crianças e adolescentes.

Trata-se de uma época muito boa para realizar viagens em família pelo Brasil, com um clima quente perfeito para embalar atividades ao ar livre.

E, no país, há diversos turísticos com atrações na medida para divertir pais e filhos. 

Abaixo, veja destinos que têm tudo para alegrar uma jornada familiar. 

Brotas (SP)

Hotel Fazenda Areia que Canta, em Brotas (SP) - Divulgação/Hotel Fazenda Areia que Canta - Divulgação/Hotel Fazenda Areia que Canta
Imagem: Divulgação/Hotel Fazenda Areia que Canta

Brotas fica a aproximadamente 250 quilômetros de São Paulo e é um excelente destino para curtir emocionantes atividades ao ar livre no meio de muita natureza.

Neste destino turístico, pais e filhos podem fazer rafting, tirolesa, arvorismo e passeios de quadriciclo. Crianças um pouco maiores têm a chance de encarar rapel em cachoeiras. E há ainda um percurso sobre boias no rio Jacaré Pepira.  

Não faltam locais para hospedar a família em Brotas: na cidade, há desde pousadinhas simples a enormes hotéis fazenda. Uma das opções é o Hotel Fazenda Areia que Canta (na foto acima), que oferece diversas atividades infantis para os hóspedes.  

Gramado (RS)

Lago Negro, em Gramado, Rio Grande do Sul - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Além de ter excelentes lojas de chocolate (o que, por si só, já faria a festa das crianças), a cidade gaúcha de Gramado, a aproximadamente 120 quilômetros de Porto Alegre, abriga uma série de atrativos com potencial para agradar pais e filhos. 

No lindo Lago Negro, é possível realizar agradáveis passeios de pedalinho. O Mini Mundo, por sua vez, abriga uma enorme coleção de miniaturas perfeitas de obras arquitetônicas. O GramadoZoo, por sua vez, é um zoológico que possui belas espécies de animais da fauna brasileira.  E o Snowland é um parque indoor com pistas de esqui. 

Já na cidade vizinha de Canela fica o Alpen Park, parque de diversões com uma montanha-russa que chega a uma altura de 15 metros e tirolesa. 

Olímpia (SP)

Hot Beach Resort, em Olímpia (SP) - Divulgação/Hot Beach Resort - Divulgação/Hot Beach Resort
Imagem: Divulgação/Hot Beach Resort

Localizada no interior de São Paulo, a cerca de 440 quilômetros da capital paulista, Olímpia é, atualmente, um polo de parques aquáticos com capacidade para divertir (e muito) as crianças.

Lá estão, por exemplo, o Hot Beach, que abriga atrações como os "slider kids" (toboáguas desenhados para crianças pequenas), piscinas de água quente, piscinas rasas com brinquedos, rios artificiais de correnteza e praias artificiais com ondas, além de toboáguas radicais para adolescentes. O complexo também oferece estabelecimentos hoteleiros para acomodar as famílias de turistas. 

E, em Olímpia, há outro grande complexo aquático com enorme infraestrutura de brinquedos: o Thermas dos Laranjais, com diversos toboáguas e piscinas com ondas. 

Caldas Novas e arredores (GO)

Rio Quente (GO): O Rio Quente Resorts (www.rioquenteresorts.com.br) tem um pacote de três noites que inclui transporte aéreo com saída de São Paulo e chegada em Caldas Novas, transfer para o Rio Quente Resorts, hospedagem em apartamento double, café da manhã e almoço inclusos, - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Caldas Novas, a cerca de 170 quilômetros de Goiânia, é outro destino ideal para quem quiser curtir muitas piscinas e toboáguas durante as férias em família.

Na cidade goiana e em seus arredores, há uma grande oferta de complexos aquáticos, como o diRoma Acqua Park, com atrações como piscina com chafariz, piscina com ondas e escorregadores com passagem dentro de grutas. 

Do Rio Quente Parques e Resorts, por sua vez, fazem parte uma enorme infraestrutura hoteleira, o Parque das Fontes (com oito piscinas naturais de água corrente) e o parque aquático Hot Park, com divertidos toboáguas. O Rio Quente Parques e Resorts também afirma ter a maior praia artificial de águas naturalmente quentes do mundo. 

Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Turistas observam as Cataratas do Iguaçu (2008) - Paulo Whitaker/Reuters - Paulo Whitaker/Reuters
Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, é uma atração que encanta igualmente crianças e adultos: os pequenos com certeza vão se impressionar com as estrondosas Cataratas do Iguaçu, um dos monumentos da natureza mais impressionantes do Brasil. Se dinheiro não for problema, é também possível fazer um voo de helicóptero sobre as Cataratas. 

Mas há outros passeios na área que agradam crianças e adolescentes: um deles é a Trilha das Bananeiras, um trajeto durante o qual se admira de perto a bela fauna do Parque Nacional do Iguaçu, com lindas aves aquáticas. O tour também oferece passeio de barco pelo rio Iguaçu.

Praia do Forte (BA)

Tartaruga-marinha  - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Com areia fofa e águas quentinhas para longos banhos de mar, diversas praias do Nordeste têm tudo para agradar as crianças e adolescentes em suas férias.

Além de propiciar este tipo de cenário, a Praia do Forte, na Bahia, tem um diferencial: lá fica uma importante base do Projeto Tamar, que oferece uma área de visitas turísticas onde o público pode admirar, bem de perto, diversas tartarugas-marinhas. 

E não faltam excelentes pousadas na Praia do Forte com piscina e confortáveis acomodações para a família. 

Amazônia

Boto-cor-de-rosa no rio Negro - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Amazônia brasileira costuma ser ótima para viagens em família, nas quais os pequenos têm tudo para se encantar com a rica fauna da região.

Em Novo Airão, por exemplo, acessível desde a cidade de Manaus, é possível ficar frente a frente com os lendários botos cor-de-rosa. Já em Alter do Chão, as crianças têm a chance de se refrescar e brincar em algumas das mais lindas praias de rio do mundo.  

E, se a grana não estiver curta, hospede-se em algum dos excelentes hotéis de selva que existem na Amazônia brasileira, com acomodações no meio da floresta. O Amazon Ecopark Jungle Lodge (relativamente perto de Manaus e com uma praia de rio privativa) e o Mirante do Gavião (às margens do rio Negro) estão entre os mais famosos estabelecimentos hoteleiros da área. 

Balneário Camboriú e Beto Carrero World (SC)

Beto Carrero imperdíveis: FireWhip - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Considerado um dos melhores parques de diversão da América Latina, o Beto Carrero World fica na cidade de Penha, em Santa Catarina.

Para quem tem filhos, vale a pena a pena combinar uma viagem ao parque (que tem atrações como uma montanha-russa onde o público chega a quase 100 km/h, cinema 4D e uma área onde é possível ver de perto animais como elefantes e leões) com uma visita ao Balneário Camboriú, que fica a cerca de 40 quilômetros de distância e com uma longa orla onde a família pode curtir sol, areia e mar.