Topo

Parque com lagos cristalinos na China oferece visão do paraíso; conheça

O lago das Cinco Flores é um dos cartões-postais do parque chinês - Jean-Marie Hullot/Creative Commons
O lago das Cinco Flores é um dos cartões-postais do parque chinês Imagem: Jean-Marie Hullot/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

08/04/2016 09h32

Território de dimensões continentais, a China abriga muito mais do que templos milenares e megalópoles frenéticas.

Famoso pela poluição de seus grandes centros urbanos, o país asiático também oferece recantos ecológicos capazes de fazer o turista se sentir dentro do filme "Avatar".

Um desses locais é o Parque Nacional do Jiuzhaigou, situado na província de Sichuan e a mais de 1.800 quilômetros de Pequim. 

Visão aérea do Parque Nacional do Jiuzhaigou, na China - Chensiyuan/Creative Commons - Chensiyuan/Creative Commons
Visão aérea do Parque Nacional do Jiuzhaigou, na China
Imagem: Chensiyuan/Creative Commons

O parque é uma reserva ecológica marcada por lagos cristalinos, cachoeiras, montanhas e florestas, um conjunto natural paradisíaco que o fez ser classificado, em 1992, como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A grande atração do lugar é o lago das Cinco Flores, um corpo de água que, durante boa parte do ano, exibe uma tonalidade azul turquesa e completa transparência. Ao redor dele, aparecem as montanhas da cordilheira de Min, cobertas por enormes árvores que, durante a primavera e o outono, adquirem lindas colorações. Já no inverno, muitos dos picos ficam cobertos de neve. 

De lá, os turistas podem chegar perto de outros cartões-postais do Jiuzhaigou, como a catarata de Nuorilang, com 20 metros de altura, e a cachoeira conhecida como "Cardume de Pérolas", com 40 metros de altura. 

Pandas e quase 200 espécies de pássaros também podem ser avistados na região, assim como diversos outros lagos (como o lago dos Cisnes, que chega a 125 metros de largura).  

O parque está ao lado do platô tibetano e seu nome, Jiuzhaigou, é traduzido como "vale dos nove vilarejos", em referência às diversas vilas que existem em sua área e que exibem características das cidadezinhas da terra do Dalai Lama.

Mas espere dividir a visão desse paraíso com bastante gente: o Jiuzhaigou recebe a visita de aproximadamente dois milhões de turistas por ano. 

No parque é possível ver quedas d'água alimentando lindos lagos - Chensiyuan/Creative Commons - Chensiyuan/Creative Commons
No parque é possível ver quedas d'água alimentando lindos lagos
Imagem: Chensiyuan/Creative Commons

O Parque Nacional do Jiuzhaigou fica na província de Sichuan, sudoeste da China - Chensiyuan/Creative Commons - Chensiyuan/Creative Commons
O Parque Nacional do Jiuzhaigou fica em Sichuan, sudoeste da China
Imagem: Chensiyuan/Creative Commons

O Vale do Jiuzhaigou é pontuado por vilarejos tipicamente tibetanos - Chensiyuan/Creative Commons - Chensiyuan/Creative Commons
A região do Jiuzhaigou é pontuada por vilarejos tipicamente tibetanos
Imagem: Chensiyuan/Creative Commons

Turistas admiram as cataratas de Nuorilang, no Parque Nacional de Jiuzhaigou - Chensiyuan/Creative Commons - Chensiyuan/Creative Commons
Turistas admiram a catarata de Nuorilang, no Parque Nacional de Jiuzhaigou
Imagem: Chensiyuan/Creative Commons

O Jiuzhaigou se situa em uma cadeia montanhosa perto do platô tibetano - Btosold/Creative Commons - Btosold/Creative Commons
O Jiuzhaigou se situa em uma cadeia montanhosa perto do platô tibetano
Imagem: Btosold/Creative Commons