PUBLICIDADE

Topo

Rafa Blitz #4: "Relacionamento tóxico não é mimimi. Como se livrar de um?"

Do UOL, em São Paulo

09/04/2020 04h00

Será que você vive um relacionamento tóxico? Esse é o tema do quarto episódio de Rafa Blitz - nele, a influenciadora de jornadas Rafa Brites fala sobre esse termo bem conhecido mas muitas vezes ligado erroneamente apenas a relacionamentos amorosos. Segundo ela, amizades, relações de trabalho e até familiares podem ser consideradas tóxicas.

A psicóloga americana Lillian Glass definiu o termo no livro "Toxic People", de 1995, "como qualquer relação entre pessoas que não se apoiam, vivem em conflito e uma procura enfraquecer a outra." Segundo a especialista, tem muito a ver com desrespeito, competição e falta de coesão.

Em um relacionamento assim, a pessoa dita tóxica suga as energias da outra até o ponto em que os momentos negativos superam os positivos - o que é prejudicial para ambos os envolvidos.

Dificuldade do desapego

Mas por que será que, mesmo depois de identificar que está vivendo uma relação tóxica, muitas pessoas não conseguem se afastar da pessoa que a prejudica? Rafa lista algumas das opções: "culpa, religião, filhos, dependência financeira, dependência emocional, autoestima baixa...". Em 1993, um estudo feito com 75 mulheres que tinha acabado de sair de relações abusivas mostrou que a dependência em um relacionamento abusivo é parecida com as dos dependentes químicos.

No episódio dessa semana, Rafa ainda dá dicas práticas para tentar dar um fim nesse tipo de relação.

Assista ao Rafa Blitz

Rafa Brites é influenciadora de jornadas e fundadora do movimento TSER - Transformando Sonhos em Realidade. O programa Rafa Blitz é semanal e será publicado todas às quintas-feiras em Universa. Confira!