Topo

Rafa Blitz #3: "Você se coloca em primeiro lugar nos relacionamentos?"

De Universa

02/04/2020 04h04

"Vocês tendem a se colocar em primeiro lugar nos relacionamentos?", perguntou Rafa Brites no Instagram. Geral respondeu: nããããão. Para surpresa de zero pessoas.

Neste episódio de "Rafa Blitz", a influenciadora de jornadas Rafa Brites explica que nem sempre o ideal e mais altruísta é colocar o próximo em primeiro lugar. Mas rola uma culpa, né?

Rafa explica que, segundo o psicoterapeuta americano Peter Breggin, nossos impulsos mais violentos e egoístas foram substituídos pela culpa. A culpa foi uma forma de inibir esse comportamento agressivo para que pudéssemos evoluir enquanto espécie.

Claro, com o tempo cada cultura moldou esses comportamentos de maneiras diferentes. Inclusive, muitas culturas jogaram no colo das mulheres toda uma culpa por não ter empatia. Foi uma forma das mulheres serem domadas e terem uma sobrecarga emocional. Mas essas e outras explicações você confere no terceiro episódio de "Rafa Blitz". Assista!

Assista ao Rafa Blitz

Rafa Brites é influenciadora de jornadas e fundadora do movimento TSER - Transformando Sonhos em Realidade. O programa Rafa Blitz é quinzenal e será publicado todas às quintas-feiras em Universa. Confira!