Topo

Rafa Blitz #2: "Trabalhe e se sentirá uma impostora". Tem cura para isso?

De Universa

19/03/2020 04h00

"Você é ótima! Parabéns, vai ganhar uma promoção." Se a possibilidade de ouvir essas palavras no emprego faz você se sentir insegura em relação à sua capacidade, pode ser que recaia sobre suas emoções um quadro muito comum entre mulheres: a síndrome da impostora.

O termo, que é usado por psicólogos desde 1978, está ligado àquela sensação de que "alguém vai descobrir que eu sou uma fraude". Neste episódio do "Rafa Blitz", a influenciadora de jornadas Rafa Brites explica que homens também podem até sofrer a mesma síndrome — mas, na experiência feminina, a coisa fica mais complicada.

"A mulher pensa que, se ela se esforçar demais, virá a recompensa. Já quando ela fracassa, presume que faltou experiência. Para o homem, é diferente: se eles vão bem, deduzem que é porque têm talento; se falham, atribuem isso ao azar", afirma ela.

Mulher, você se sente impostora?

Se você caiu no mercado de trabalho e, por vezes, se vê patinando na autoestima profissional, Rafa Brites dá algumas dicas para amenizar essa sensação.

A primeira é falar sobre isso com outras pessoas, já que nossa autoimagem (como funcionária, mas também em outras áreas da vida) pode estar distorcida. Entender o contexto — e, nele, opressões como o machismo, que nos fazem mais inseguras — também é um bom começo para reverter esse quadro.

Assista ao Rafa Blitz

Rafa Brites é influenciadora de jornadas e fundadora do movimento TSER - Transformando Sonhos em Realidade. O programa Rafa Blitz é semanal e será publicado todas às quintas-feiras em Universa. Confira!