Topo

Rafa Blitz #5: Dicas práticas para desenvolver sua inteligência emocional

De Universa

16/04/2020 04h00

"Sabe quando as coisas não acontecem como a gente gostaria e dá vontade de reagir de formas não tão educadas? Talvez o que falte para você é inteligência emocional", afirma a influenciadora de jornadas Rafa Brites, no quinto episódio de "Rafa Blitz", programa em que, toda semana, ela reflete sobre assuntos desenvolvimento pessoal.

Como desenvolver inteligência emocional?

Em 1995, o jornalista e psicólogo Daniel Goleman escreveu o livro "Inteligência Emocional" no qual definiu a ideia em 4 passos: autoconsciência, autogestão, consciência social e gerenciamento social.

Ao desenvolver essas quatro características, os seres humanos estariam mais aptos a treinar e lidar com suas emoções para, enfim, usar seus sentimentos ao seu favor, sabendo escolher a melhor hora e maneira de agir em qualquer aspecto da sua vida: na carreira, nos relacionamentos amorosos, familiares e até em coisas do seu dia a dia: como conflitos no trânsito, por exemplo.

Assista ao Rafa Blitz

Rafa Brites é influenciadora de jornadas e fundadora do movimento TSER - Transformando Sonhos em Realidade. O programa Rafa Blitz é semanal e é publicado todas às quintas-feiras em Universa. Confira!