Topo

CTRL Ver + CTRL Ser

As mulheres que inspiram o estilo de quem inspira você


Quer usar a make de uma diva? Maquiadora dá dicas para acertar na cópia

Gisele Itié no Ctrl Ver + Ctrl Ser: inspiração no poder da atriz italiana Sophia Loren - Mariana Pekin/UOL
Gisele Itié no Ctrl Ver + Ctrl Ser: inspiração no poder da atriz italiana Sophia Loren Imagem: Mariana Pekin/UOL

De Universa, em São Paulo

02/02/2023 04h00

Vez ou outra vem aquela vontade de copiar a maquiagem que alguma famosa usou por aí. Ou repetir, com nostalgia, o look daquelas divas que admiramos há anos. Algumas mulheres poderosas tornaram esse desejo realidade na série "Ctrl Ver + Ctrl Ser", programa de Universa em que convidadas se transformaram em suas referências de estilo.

A beauty artist Natália Stracieri, responsável pelas makes do programa, ensina que, para conseguir um bom resultado sem que a maquiagem fique caricata e com cara de fantasia, é preciso fazer uma releitura: se sua diva, por exemplo, gosta de tons rosados, você pode aplicá-los nos olhos ou na boca. O importante é entender a personalidade de quem usa.

"Quando transformamos a Flávia Durante na Rosalía, por exemplo, optamos por um batom nude e um delineador curtinho, porque a cantora costuma ser mais básica na maquiagem", diz Natália.

Flávia Durante "virou" a cantora Rosalía para o Ctrl Ver + Ctrl Ser - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Flávia Durante "virou" a cantora Rosalía para o Ctrl Ver + Ctrl Ser
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Quem procura, acha

Para chegar ao resultado final foi preciso muita pesquisa.

"Conheço a maioria das divas e sei quais as cores funcionam para makes inspirados nelas. Mas também investiguei mais", conta.

Para Ana Chiyo, que quis replicar o look de Sabrina Sato, a ideia foi apostar em um delineado grande, muito brilho e gloss. Já para viver Carrie Bradshaw, a escolha uma maquiagem mais leve —com um toque de cor nas pálpebras, como você vê abaixo, mas prezando pelo look natural.

Ana Chiyo é atriz, roteirista e comediante, e se transformou em Carie Bradshaw - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Ana Chiyo é atriz, roteirista e comediante, e se transformou em Carie Bradshaw
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Para deixar as reproduções mais fidedignas também é importante prestar atenção em qual tipo de produto fazia sucesso na época. "Flávia escolheu a Carmen Miranda. Hoje em dia usamos pele iluminada mas, na época da cantora, a base era mate. Tenho que focar nas texturas também", conta a especialista.


O look "femme fatale"

A atriz Gisele Itié teve como inspiração a atriz Sophia Loren e a cantora de ópera Maria Callas para criar os visuais para o programa.

O estilo da primeira foi baseado em uma maquiagem em tons de marrom, com um delineado preto no olho, inclusive na parte de baixo, e um iluminador para dar aquele glow na pele, exaltando a beleza natural de Gisele —que ficou bem parecida com Sophia. Dá uma olhada:

Giselle Itié se transforma em Sophia Loren no "Ctrl Ver + Ctrl Ser" - Mariana Pekin/UOL  - Mariana Pekin/UOL
Giselle Itié se transforma em Sophia Loren: maquiagem em tons de marrom e iluminador
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Aquele olho marcado

A arquiteta e apresentadora Stephanie Ribeiro quis recriar o estilo de Whitney Houston, e conseguiu! Uma das maiores divas da música costumava usar cores escuras em toda a pálpebra e, na adaptação, a escolha da beauty artist foi escurecer apenas os cantos externos dos olhos, seguindo também a personalidade de Stephanie.

Na boca, em vez do vermelho intenso, o tom entre essa cor e o terracota foi o escolhido. Como explica Natália, copiar o look passa também por saber o que combina com você mesma.

Stephanie Ribeiro escolheu  Whitney Houston como uma de suas inspirações  - Mariana Pekin - Mariana Pekin
Stephanie Ribeiro escolheu Whitney Houston como uma de suas inspirações
Imagem: Mariana Pekin