Entre projetos e cabides

Como a arquiteta e apresentandora Stephanie Ribeiro usa o estilo luxuoso das cantoras pop a seu favor

Rafaela Polo De Universa Mariana Pekin

Clássico excêntrico: é assim que Stephanie Ribeiro, arquiteta e apresentadora do programa "Decora", da GNT, define seu estilo. Prefere usar marcas nacionais, comandadas por mulheres, mas a inspiração para montar seus visuais também vem de fora.

Stephanie escolheu Whitney Houston e Solange Knowles como suas referências fashion para o programa "Ctrl Ver + Ctrl Ser". Apresentada por Laura Vicente, a nova atração de Universa convida, a cada episódio, uma mulher para construir estilos diferentes se inspirando em ícones que a influenciaram.

"Acho importante ter essa consciência. Me vejo muito nesse lugar de explorar outra linguagem, que também é uma forma de comunicação", diz Stephanie. Ela vê também coincidências entre a estética de seu trabalho como arquiteta e aquela que usa para se vestir.

No dia a dia, por exemplo, prefere usar calça jeans lavada, tênis e camisas com cortes mais amplos. Mas, na transformação, não teve medo de ousar ao desfilar com looks cheios de brilho, ombreiras e salto alto.

Mariana Pekin Mariana Pekin

De Whitney Houston, Stephanie empresta ombreiras e paetês

O look: top de paetê dourado, blazer verde, jeans de cintura alta e lavagem destroyed, cinto fino metalizado e scarpin dourado

A influência de Whitney Houston na vida de Stephanie é tanta que o seu corte de cabelo é inspirado na cantora. "Estava deixando crescer, mas as fotos da época que a Whitney tinha cabelo curto, pra mim, são o auge da beleza", vibra.

As referências para a recriação desse look foram feitas baseadas no street style. "Stephanie voltou aos anos 1990. Então usamos peças de alfaiataria, blazers oversize com ombreira e calça de cintura alta", explica a stylist Drica Cruz, que, ao lado da beauty artist Natália Stracieri, cria os looks das convidadas do "Ctrl Ver + Ctrl Ser".

Como esses itens estão em alta, quem quiser repetir o estilo pode facilmente encontrar peças semelhantes nas lojas, avisa Drica. "Na escolha das peças há também uma pitada de brilho, scarpin e color blocking [combinação de peças de tons sólidos e contrastantes]", diz.

A arquiteta acredita que, no geral, as pessoas não associam Whitney a um ícone fashion, mas a diva serve de inspiração para muitas mulheres negras, inclusive famosas. É o caso de Rihanna. "Acho muito legal ela ser descolada e clássica, com blazers, bermudas e calças de cintura alta. Amo tudo."

Mariana Pekin Mariana Pekin

Igual à irmã da Beyoncé: sóbria e ultramoderna ao mesmo tempo

O look: chemise de seda amarela e botas ?over the knee? pretas

Stephanie usou os astros para explicar a admiração que tem por Solange Knowles, irmã da Beyoncé: "É porque somos cancerianas. Sou completamente vidrada na Solange. Ela é fascinante".

A autenticidade de Solange é o que mais chama a atenção da apresentadora. "Acho legal ela sempre querer quebrar um pouco da norma". Antes que a legião de fãs de Beyoncé fique irritada, Stephanie esclarece: "Amo também."

As inspirações de Drica para esse look de transformação também permearam o street style. "Ela usa muita chemise e bota. É uma mulher versátil", diz.

Stephanie amou tanto a composição que, ao se ver no espelho, declarou que já queria comprar a bota de cano alto que usou no programa. Disse que nunca pensou que usaria algo assim, mas ficou surpresa com o resultado.

"A Solange ousa muito nas tranças, na maquiagem e, ao mesmo tempo, mantém um estilo muito natural no jeito de ser", completa a arquiteta.

Mariana Pekin Mariana Pekin

Stephanie veste Stephanie

O look: pantalona de seda listrada, chemise assimétrico de seda, sandália de tiras grossas

A afinidade com a moda vem de criança, quando Stephanie desenhava roupas para suas bonecas.

Na sua versão diária, Stephanie diz se sentir calma e serena com suas escolhas, baseadas no conforto, mas também não deixa de transmitir confiança. "Sei que posso usar uma peça diferente e tudo bem, vou segurar. Confio em mim mesma", diz.

A elegância de Stephanie é assunto entre quem a assiste e a segue nas redes sociais e, como tudo que cai na internet, também é alvo de julgamentos. Ela já foi questionada se sua forma clássica de vestir não se tratava de embranquecimento.

"Não concordo. Procuro várias marcas de mulheres negras para usar", afirma. "Não preciso me vestir como se estivesse na cultura hip-hop, rap ou com influências étnicas. Existem muitas mulheres negras que se vestem como eu no mundo e que também são conscientes da sua identidade e da sua negritude."

Mariana Pekin e Eric Fiori

Vem assistir ao Ctrl Ver + Ctrl Ser!

No novo programa de Universa, Laura Vicente convida as influenciadoras Ana Chiyo e Flávia Durante, a atriz Giselle Itié e a arquiteta e influenciadora Stephanie Ribeiro a contar quais famosas influenciaram o jeito de vestir, pentear, maquiar.

Em cada episódio, a convidada encarna seus ícones de estilo, passando por transformações que envolvem styling, cabelo e make, sob supervisão da stylist Drica Cruz e da beauty artist Natália Stracieri.

De Carmen Miranda a Rosalía, Maria Callas a Sophia Loren, Sarah Jessica Parker a Sabrina Sato, Whitney Houston a Solange Knowles, Ctrl Ver + Ctrl Ser é um delicioso passeio pelo universo das mulheres protagonistas e da moda que nasce da personalidade de cada uma delas e do tempo em que viveram.


Assista no YouTube de Universa
O programa vai ao ar toda terça, às 11h.
Direção de Cecília Minner, produção executiva de Taís Nicolino e coordenação de Lyvia Squadrans.

Leia também

Mariana Pekin/Uol

'Sou doida, né?'

Laura Vicente, musa do festivais, reluz com paetês e espontaneidade no programa de Universa

Ler mais
Mariana Pekin

Corajosa para ousar

Paetê, tule, franjas: Ana Chiyo se jogou no desafio de Universa e conta como levar a ousadia para o dia a dia

Ler mais
Mariana Pekin

Do Prouni ao GNT, a apresentadora Stephanie Ribeiro mistura moda e ativismo

Apresentadora do "Decora", da GNT, a arquirteta é uma das convidadas da nova série de moda e beleza.

Ler mais
Topo