Topo

Meu Cabelo Tem História

Bielo: 'Adoro variar. Às vezes uso três tranças diferentes em um mês'

Ana Bardella

Colaboração para Universa

01/11/2022 04h00

Monotonia é o tipo de palavra que não existe no vocabulário da influenciadora Bielo Pereira. Prova disso são os seus conteúdos nas redes sociais, que variam entre moda, beleza, questões históricas e políticas, gênero e atualidades.

E em meio a tantos assuntos, ela usa a criatividade também na própria imagem: tranças, laces, black power e finalizações com cachos bem definidos são alguns dos recursos que costuma usar nos vídeos.

Ao participar do 'Meu Cabelo Tem História', Bielo resumiu a importância da sua relação com os cabelos enquanto mulher trans, assumiu que não consegue passar muito tempo com o mesmo visual e contou mais sobre a sua jornada de aprendizados com os fios. Confira:

"Gosto de variar. Em alguns meses, chego a fazer três tranças diferentes"

Não espere ver Bielo da mesma forma por muito tempo. "Em alguns meses, faço três tranças diferentes, uma por semana. Tiro e já coloco outra em seguida. Adoro fazer isso e variar os penteados", disse nos bastidores da gravação. Ela também é fã dos acessórios para os fios. "Eu imagino o visual como um todo e escolho anéis para o cabelo que vão combinar com o look daquele dia", conta.

Mas se o assunto é penteado infalível, ela tem o seu na ponta da língua. "Meu black power sempre dá certo. Eu pego um garfo e abro o cabelo todo, assim consigo moldar do jeito que eu mais gosto", diz.

"Em casa, minha mãe e minha irmã sempre estavam alisando os cabelos"

Quando questionada sobre a pressão para ter os cabelos lisos —que predominava anos atrás— ela se recorda que, dentro de casa, as mulheres da família sempre utilizaram recursos de alisamento. "Felizmente, quando eu comecei a deixar crescer, um pouco depois da adolescência, já existia um movimento de aceitação. Então tive um pensamento diferente, já aceitava que cada um tinha o próprio cabelo. Mas não tinha referências de como cuidar", avalia.

Deixar o cabelo crescer foi uma das decisões mais importantes da sua vida. Enquanto mulher trans, Bielo foi socializada na infância e na adolescência como menino —e era incentivada pela família a manter a cabeça raspada. O crescimento dos fios veio junto com sua percepção de gênero.

"Meu cabelo ajudou bastante porque foi o fio condutor, o primeiro passo para que eu pudesse ser quem sou. Primeiro, deixei crescer. Depois, fui entendendo meu corpo e meu lugar no mundo. Até que finalmente compreendi a pessoa que eu sempre fui e pude externá-la", garante.

"Aprendi a cuidar do cabelo pesquisando nas redes sociais"

Sem referências em casa, foi na internet que a influenciadora aprendeu tudo o que sabe sobre os cuidados com o cabelo hoje. "No começo, pensava que meu cabelo era 4C [com pouca definição e maior volume]. Depois, com ele mais macio, vi que se aproxima mais do 4A [que tem cachos estreitos e bem definidos, semelhantes a uma mola]", diz.

Perrengues no caminho? Ela também teve. "Para não ter muitos gastos, eu recorria a receitas caseiras. Passava azeite de oliva antes de dormir. Mas ele vazava de noite e por causa disso já estraguei um travesseiro. Era uma coisa horrorosa", brinca. Outros ingredientes de cozinha, como maionese e ovo, também constam na lista dos que foram testados por ela. "A pior parte com certeza era o cheiro", relembra.

"Deixar o cabelo crescer foi o primeiro passo para que eu pudesse ser quem realmente sou", diz Bielo - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
"Deixar o cabelo crescer foi o primeiro passo para que eu pudesse ser quem realmente sou", diz Bielo
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Atualmente, ela prefere os cosméticos próprios para os cuidados com os fios —e o que nunca falta no seu nécessaire é uma pomada, que usa para fazer "baby hair". Ou seja, modelar os fios novos, que são mais curtos e nascem próximos da testa e das bochechas. O segredo é usar o produto nestes fios para criar uma moldura em torno do rosto.

"Gosto de chegar e ser o acontecimento do lugar, mas não faço questão disso sempre"

Dar close pode ser a especialidade de Bielo, mas ela garante que adora um conforto e não abre mão disso. "Não tenho problema em aparecer na internet natural, de boa. Em alguns dias eu só tomo um banho, faço um skincare e vou embora gravar. Gosto tanto de chegar e ser o acontecimento do lugar quanto de estar na minha. A única coisa da qual eu nunca abro mão são os meus acessórios", garante.

Meu Cabelo Tem História