Topo

Ghosting, nudez, sequestro: por que Jove não é o mocinho de 'Pantanal'

Em seus três relacionamentos na novela, Jove teve atitudes bem machistas Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Mariana Gonzalez

De Universa, em São Paulo

15/05/2022 04h00

Vivido pelo ator Jesuíta Barbosa, Jove deveria ser o mocinho da novela "Pantanal", da Globo, mas tem demonstrado um comportamento questionável em relação às mulheres. Apesar de estar ensinando Juma a escrever e de defender a amada de críticas de sua família, ele também tem algumas atitudes reprováveis com ela, como ficar nu sem o consentimento da garota e usar de manipulação psicológica para ter o que quer.

Além disso, ele não foi honesto com as outras duas mulheres com quem se envolveu: deu um ghosting —ou seja, sumiu— em Nayara (Victoria Rossetti) e em Guta (Julia Dalavia), apaixonadas por ele.

No Twitter, esses episódios não passaram despercebidos, e bastante gente criticou seu comportamento.

Depois, ele começou a ficar com Guta e fez exatamente a mesma coisa: ela se declarou, deixou claro que estava apaixonada, o casal falou em viajar e até morar junto, mas ele deixou o Pantanal sem avisá-la e levando Juma com ele.

Leia mais sobre ghosting:

Nudez não solicitada

Jove (Jesuíta Barbosa) fotografa Juma (Alanis Guillen) durante banho de rio em 'Pantanal' Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Durante um passeio com Juma, quando os dois ainda não eram um casal e nem tinham se beijado, Jove decidiu tirar toda a roupa e aparecer nu na frente dela, sem perguntar se ela estaria confortável com isso. De repente, estava lá, pelado.

Segundo a lei brasileira, qualquer "ato libidinoso na presença de alguém, sem que essa pessoa tenha dado consentimento" é considerado importunação sexual, prática que é crime desde 2018.

No Twitter, isso também não passou batido, e muita gente questionou a atitude dele:

Sequestro? Cárcere privado?

Quando teve que voltar para o Rio de Janeiro, Jove passou na tapera de Juma para levá-la com ele. Seria muito romântico se ele tivesse perguntado para a amada se ela queria deixar sua casa e ir com ele para outro estado. Mas não foi o que aconteceu.

Jove leva Juma do Pantanal para o Rio de Janeiro em avião Imagem: Reprodução/Globoplay

Ele pousou um avião em frente à casa dela, a colocou para dentro e levou-a embora para viver com a família dele na cidade grande. Vale lembrar que Juma nunca tinha andado de avião, visto o mar e nem saído da fazenda onde nasceu.

Manipulação psicológica

No Rio de Janeiro, ela se sentia presa à mansão dos Novaes. Visivelmente estressada com a situação, pediu diversas vezes para voltar ao Pantanal, mas ele negava e dizia para ela ter paciência.

Em determinado momento, chegou a pedir que ela fosse mais gentil: "Você vai se acostumar, Juma. Quero que você seja mais gentil. Você tem que se adequar um pouco mais".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ghosting, nudez, sequestro: por que Jove não é o mocinho de 'Pantanal' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa Vê TV