Topo

Designer de unhas perde rim após aplicação de enzimas para emagrecer, no PA

Cristina Martins, 33, perdeu um rim após a aplicação de uma enzima, em um procedimento de emagrecimento - Arquivo Pessoal
Cristina Martins, 33, perdeu um rim após a aplicação de uma enzima, em um procedimento de emagrecimento Imagem: Arquivo Pessoal

Luciana Cavalcante

Colaboração para Universa, em Belém

11/03/2022 14h41Atualizada em 12/03/2022 14h20

A designer de unhas paraense Cristina Martins, 33, perdeu um rim após a aplicação de uma enzima, em um procedimento de emagrecimento, com objetivo de reduzir medidas. Ela tinha um cálculo renal e relatou que a doença se agravou em consequência da aplicação. Cristina gravou um depoimento em vídeo fazendo um alerta e ganhou repercussão.

Ela contou a Universa que os sintomas apareceram logo depois da aplicação, em 10 de novembro. "Vi que tinha um abscesso no culote, que estava inchado e com uns nódulos dentro dele, além de uma sensação de quentura", disse Cristina.

A designer de unhas estranhou os sintomas, pois já havia feito o procedimento em outra ocasião com outra profissional e não teve efeitos colaterais. Imediatamente, entrou em contato com a mulher que fez o atendimento.

Queria saber se tinha algum remédio para cortar o efeito, mas ela não sabia me dizer porque estava assim e disse que eu era a primeira cliente dela que apresentava esses sintomas.

Nos dias seguintes os sintomas só pioraram e começaram a afetar o trabalho e a vida da designer.

Comecei a ficar pálida, sentia calafrios, coração acelerado. Não estava conseguindo trabalhar. Tinha que deitar para descansar entre os atendimentos. Até as clientes começaram a notar.

Com o quadro agravado, a designer chegou a ser atendida em dois postos de saúde, mas segundo ela, no começo os sintomas não foram associados à aplicação do produto por conta do cálculo renal. "Eu faço tratamento de cálculo renal há seis meses. Já expeli uma pedra, mas a outra estava no rim, por isso estava monitorando. Só que eu estava bem, não sentia nada e imediatamente depois da aplicação tive isso?", questiona ela.

Após exames de imagem e laboratoriais, os médicos decidiram fazer a retirada do cálculo, mas no momento da cirurgia descobriram que o rim direito estava completamente comprometido.

Só perceberam a gravidade quando abriram. Estava tudo tomado pelo pus e disseram que tinham que tirar.

A família autorizou a cirurgia e Cristina entrou em choque ao saber que perdeu o rim.

Quando eu soube desmaiei. Entrei para tirar um cálculo e tive que tirar o rim. Quando gravei o vídeo estava desesperada após saber disso.

Aplicação foi uma permuta

A designer de unhas conta que a aplicação da enzima para redução de medidas foi feita a partir de uma permuta.

O procedimento consiste, em teoria, na aplicação de enzimas produzidas pelo próprio corpo para auxiliar na absorção de gordura localizada. Mas a dúvida da designer de unhas é que tipo de produto foi aplicado, de fato, no tratamento. Este tratamento é autorizado, legalmente, desde que seja feito por profissionais habilitados.

A mulher que acertou o negócio era mãe de uma cliente de Cristina: "A filha dela era minha cliente há seis meses. E a mãe é muito calma. Na conversa antes do serviço parecia muito segura, por isso fechei o acordo".

designer - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cristina Martins, 33, foi surpreendida com a retirada do rim
Imagem: Arquivo Pessoal

Segundo a designer, o acordo seria a troca de quatro manutenções de unhas de gel por quatro aplicações de enzimas. Após a realização do serviço, Cristina teve seu contato bloqueado.

"Enquanto eu ainda não tinha feito a manutenção da unha dela [filha], eles [mãe e filha] ainda me respondiam, perguntavam como eu estava. Depois, a foto do contato dela [mãe], não apareceu mais para mim", disse Cristina.

Prejuízo para saúde e financeiro

Cristina Martins diz que aceitou a permuta também por comodidade, pelo fato da aplicação ser feita em casa, mas se arrepende de não ter procurado um profissional habilitado.

"Me arrependo muito. Paguei um preço alto. Hoje eu não tenho mais uma vida normal. Aconselho as pessoas a não procurarem só o conforto. Procure saber se a pessoa tem algum registro. Façam uma investigação com pessoas que já fizeram o serviço com aquela pessoa", orienta ela.

A designer de unhas revela que pretende entrar com uma ação contra a mulher que fez a aplicação. "Futuramente eu vou fazer isso, agora não tenho condições físicas e psicológicas. Apesar de que não há dinheiro de indenização que traga a minha vida de volta ao normal, vai apenas cobrir os prejuízos que ela me causou."

Universa entrou em contato com a profissional que fez a aplicação de enzimas na designer de unhas, mas ela não respondeu às mensagens. O espaço está aberto para manifestação.