Topo

Mercúrio retrógrado em Aquário: período desafia relacionamentos e política

Mercúrio retrógrado em Aquário: período desafia relacionamentos e política Imagem: Nasa

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

14/01/2022 04h00

Enquanto Vênus está quase se despedindo de sua retrogradação, Mercúrio inicia o movimento retrógrado dando o tom de 2022, um ano de muitas reavaliações e pausas. O astro, inclusive, ficará retrógrado quatro vezes este ano, um fato atípico, já que suas retrogradações acontecem geralmente três vezes anualmente.

Retrógrado em Aquário do dia 14 de janeiro ao dia 4 de fevereiro, Mercúrio, que rege o intelecto e a comunicação, trará um começo de ano marcado por imprevistos —os contratempos são um dos principais efeitos de sua retrogradação. Segundo Vic Costa, astróloga do Astrocentro, os desafios que vêm à tona favorecem a ideia de que esse trânsito é catastrófico, o que não necessariamente é verdade.

"Todas as dúvidas e mudanças de rota causadas por esse fenômeno podem, sim, ser entendidas como uma grande pedra no sapato, mas existe outra forma de analisar essa situação. Quando algo sai dos planos, somos obrigados a desacelerar para compreender o que houve, reorganizar as ideias e definir os próximos passos. Por mais que o imediatismo moderno nos leve a entender isso como um atraso, podemos ver como período propício para nos dedicarmos a nós mesmos", diz a astróloga.

Ela destaca que começar 2022 com o planeta regente do ano retrógrado deve ser visto como uma oportunidade para adquirir mais consciência. Para aproveitar melhor a retrogradação, em vez de focar apenas nos desafios, Vic indica revisar e aprimorar projetos, retomar assuntos que ficaram mal resolvidos, identificar crenças limitantes, questionar padrões de comportamento e aprender a ser mais compreensivo consigo mesmo.

"Aquário, onde ocorre o trânsito, é o signo mais questionador e inovador do zodíaco. No contexto social, a influência aquariana afeta o campo político, indicando reviravoltas no governo que desencadeiam uma reação social. Como a tecnologia é diretamente relacionada tanto a Mercúrio quanto a Aquário, podemos viver situações como uma onda de vazamentos de dados ou novos protestos organizados por meio das redes sociais", prevê a astróloga.

Dicas e conselhos

Vic realça que não é um bom período para realizar tratados comerciais importantes, já que os contratos, acordos ou planos formais feitos neste período tendem a não se concretizar de acordo com o esperado. Para minimizar os efeitos da retrogradação de Mercúrio, podemos tomar algumas precauções: fazer backups das fotos e documentos, colocar película de proteção no celular, checar duas vezes qualquer formulário ou documento que for preenchido e tentar sair mais cedo para os compromissos a fim de não se atrasar.

"Como Mercúrio influencia os processos comunicativos, também é muito importante discernir os momentos que não são propícios para iniciar uma discussão durante o período de retrogradação. Além disso, as energias piscianas, que são evidenciadas pelo trânsito de Júpiter no começo de 2022, nos deixam mais sensíveis e podemos acabar levando tudo para o lado pessoal. As pequenas coisas que nos incomodam nas pessoas com que nos relacionamos se tornarão mais evidentes. Por isso, os conflitos podem acabar tomando uma grande proporção."

Os signos mais desafiados pela retrogradação são Virgem e Gêmeos, já que são regidos por Mercúrio. Vic lembra que os nativos costumam se sentir mais confusos e improdutivos nesse período. Os aquarianos também vão sentir bastante a retrogradação de Mercúrio, já que ela acontece em Aquário. "Nenhum signo é especialmente favorecido por esse movimento, já que sair da zona de conforto para repensar nossos projetos mais importantes nunca é um processo fácil e agradável", declara.

A seguir, a astróloga desvenda como Mercúrio retrógrado afetará cada signo.

Áries

Durante a retrogradação, somos obrigados a desacelerar, o que se configura como um desafio para os nativos desse signo, que são naturalmente acelerados e inquietos. Além disso, a impulsividade característica de Áries é perigosa, já que as decisões tomadas nesse período tendem a não ser assertivas.

Touro

Para os taurinos, que apreciam a estabilidade tanto em sua vida prática quanto no quesito emocional, o maior desconforto causado por Mercúrio retrógrado está no fato de que esse movimento evidencia a impossibilidade de controlar a própria vida. Por isso, é preciso ser paciente para lidar com os imprevistos e desentendimentos que surgirem.

Gêmeos

Os nativos de Gêmeos, um dos signos regidos por Mercúrio, são muito desafiados pela retrogradação. A habilidade de comunicação fica em déficit, o que pode ocasionar frustrações e desentendimentos. Além disso, a sua produtividade também cai e você pode sentir os efeitos disso no trabalho.

Câncer

A personalidade dramática dos cancerianos pode fazer com que o período de retrogradação seja muito sofrido. É importante ter cuidado para não se deixar levar pela emoção e acabar tomando decisões precipitadas. Aproveite o momento para redirecionar sua atenção para se redescobrir.

Leão

As necessidades de reestruturar e desacelerar a vida, evidenciadas por Mercúrio retrógrado, são muito desafiadoras para os nativos de Leão, que têm a personalidade decidida e eufórica. Utilize esse momento para exercitar sua paciência e introspecção, buscando sua força interior.

Virgem

Os virginianos precisam tomar cuidado para que o lado crítico e controlador não faça com que o período de retrogradação seja um martírio. Você tem a capacidade de transmutar o criticismo para analisar de maneira mais coerente as situações que precisam ser transformadas em sua vida.

Libra

A indecisão característica dos nativos de Libra pode ser atenuada pelos questionamentos que são incitados por Mercúrio retrógrado, gerando certo desespero. Tenha calma e perceba que sua capacidade de considerar as possibilidades mais diversas pode ser uma ótima ferramenta para tomar decisões mais conscientes e assertivas.

Escorpião

Mercúrio retrógrado desafia os nativos de Escorpião a lidarem com sua intensidade, já que os imprevistos desencadeados por esse movimento tendem a deixar os escorpianos irritados e inseguros. Lembre-se de que a retrogradação ocorre para trazer mudanças que permitem você viver com mais leveza!

Sagitário

A personalidade expansiva e resiliente dos sagitarianos faz com que eles consigam lidar um pouco melhor com a retrogradação. Porém, você pode se sentir impulsionado a transformar coisas importantes em sua vida e, com isso, pode acabar agindo por impulso na hora da empolgação. Reflita com coerência e serenidade antes de tomar qualquer decisão.

Capricórnio

O desafio que Mercúrio retrógrado traz para os nativos de Capricórnio, que são caracterizados pelo seu pensamento conservador, é a necessidade de considerar novos pontos de vista de maneira flexível. Além disso, a impaciência também pode ser um fator agravante para lidar com os contratempos que ocorrem nesse período.

Aquário

O espírito progressista de Aquário faz com que a retrogradação de Mercúrio configure um momento propício para se libertar de tudo aquilo que não faz mais sentido para você. Porém, é preciso ter cuidado para não ir com muita sede ao pote e acabar se arrependendo de decisões precipitadas.

Peixes

Os nativos de Peixes costumam ser apegados, além de cederem ao escapismo quando precisam lidar com algo que seja emocionalmente complexo para eles. Por isso, é necessário prestar atenção para que essas predisposições não te impeçam de lidar com as situações que precisam da sua atenção e que são evidenciadas por Mercúrio retrógrado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mercúrio retrógrado em Aquário: período desafia relacionamentos e política - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Alto Astral