Topo

Ideias vão brotar o tempo todo em 2022, graças ao planeta regente Mercúrio

fizkes/Getty Images/iStockphoto
Imagem: fizkes/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaborção para Universa

10/01/2022 04h00

Sendo talvez o mais comentado dos planetas com influência na astrologia, Mercúrio vai ditar as regras no ano que começa daqui a pouco. Sua regência será marcada como uma fase inteligente, comunicativa e em busca da evolução.

Haverá muito trabalho e projetos sendo desenvolvidos um atrás do outro, pois as ideias vão pipocar, como reflexo da energia mercuriana. Além disso, 2022 promete ser importante para o crescimento pessoal.

Como nem tudo são flores, o "porém" dessa história é que as pessoas, muito voltadas para o sucesso intelectual e financeiro, correm o risco de ter o lado emocional afetado, já que o excesso de foco tende a trazer ansiedade e até afetar as relações.

Pé na mitologia

Para entender melhor a força de Mercúrio e como será seu reflexo no ano que está começando, vale revisitar a história romana. "Na mitologia, Mercúrio era filho de Júpiter, conhecido por ser o mensageiro do Olimpo e bastante inteligente. Suas habilidades envolviam negociação, comunicação e sabedoria. É por isso que, na astrologia, esse planeta é responsável por fazer a ligação entre nossa mente e o coração", pontua a astróloga Vic Costa, do Astrocentro.

Pela popular função de mensageiro, o deus romano também é associado ao comércio e às viagens. "Por isso, tudo indica que 2022 tem potencial para ser um período próspero. Como se trata de um planeta que também traz muitas inovações, pode-se esperar por um ciclo de bastante evolução e aventura", antecipa a especialista.

Mercúrio é o planeta que transita mais rápido em torno do Sol - demora em torno de 88 dias para completar a volta. Não à toa também é considerado o planeta dos pensamentos e da agilidade. "Sua influência para o novo ano estará bastante ligada a muito trabalho e projetos que devem ser desenvolvidos rapidamente, pois ideias novas surgirão o tempo inteiro", avisa Vic Costa.

Um detalhe: o calendário astrológico é diferente e o novo ano começa apenas quando Sol entrar em Áries, o que em 2022 ocorrerá em 20 de março. Assim, a influência mercuriana será sentida mais fortemente a partir dessa data.

Emocional pede atenção

O "preço" de acontecer muita coisa ao mesmo tempo, reflexo da energia de Mercúrio, é que aumentam as possibilidades de problemas de relacionamento, sejam amorosos, familiares, com amigos ou profissionais. "Se as pessoas não souberem dividir o tempo entre todas as prioridades, a ansiedade vai aumentar, afetando as relações", reforça Vic Costa.

A saída para esse problema está na mais forte característica do planeta, que é a comunicação. Segundo a astróloga, trata-se de um grande benefício que o regente disponibiliza. "Devemos fazer bom uso dela para que nossas relações também sejam vantajosas. Mas não adianta só conversar para pedir desculpas: é necessário forçar esse laço mais sensível e delicado durante ano se quiser manter a paz em todas as áreas da sua vida", ressalta.

Reflexo coletivo

Além da comunicação, as principais forças que serão despertadas pela energia do planeta regente são: negociação, praticidade, iniciativa e flexibilidade de ideias. Tais reflexos poderão ser sentidos por todas as pessoas, independentemente de terem nascido (ou não) sob os signos regidos pelo planeta - no caso, Gêmeos e Virgem.

Da mesma forma, Mercúrio vai refletir coletivamente quando o assunto envolve o coração e profissão. Na vida amorosa, por exemplo, vai explorar o lado mais comunicativo dos indivíduos, facilitando a hora do flerte. "Todos os nativos solteiros vão sentir uma boa energia para conhecer pessoas novas", garante Vic Costa.

Já as pessoas que se encontram em relacionamentos tendem a passar muito tempo com uma vibe de negociação no casamento. Significa que, apesar de o casal se aventurar em situações e ideias diferentes, ambos vão compreender quando a individualidade é mais importante.

Enquanto isso, no lado profissional, a espectativa é que as pessoas tenham uma performance de ascensão. "Será um ano de força para o crescimento profissional e o aprendizado. É possível que o espírito trabalhador esteja sobre todos que estão prontos para conquistar sonhos e objetivos", comenta a astróloga.

De acordo com ela, o reconhecimento virá fácil, quando foco, decisões acertadas e postura de liderança forem bem trabalhados. "Para aqueles que desejam abrir um negócio, será o melhor momento para a construção de grandes projetos", acrescenta.


Como signos vão se beneficiar com Mercúrio

A seguir, Vic Costa, especialista do Astrocentro, conta como cada representante do zodíaco será favorecido pela energia de Mercúrio.

Áries
O signo ligado à liderança e à agilidade vai se beneficiar com a ação mercuriana junto das transições de Júpiter, que vão influenciar no campo da negociação e da assertividade. Porém, será preciso ter cuidado para que a típica impaciência ariana não seja constante motivo de discussões.

Touro
Outro que terá vantagens ligadas ao posicionamento assertivo é Touro. Sua comunicação será mais direta do que nunca. Mas é recomendado cuidar para não se autopressionar demais, minimizando o risco de "meter os pés pelas mãos".

Gêmeos
Pode-se dizer que 2022 será perfeito para quem é de Gêmeos. Signo regido por Mercúrio, seu poder comunicativo e de negociação vai se manifestar ainda mais forte e estará em alta como há tempos não se via. Dica importante é ter cuidado com o excesso de sinceridade, que pode acabar sendo caracterizada como insensibilidade.

Câncer
O signo de Câncer é dono de sensibilidade elevada e se mostra bastante cauteloso. Sob influência de Mercúrio, sentirá ativadas a intuição e a expansão mental. Além disso, pode aproveitar a racionalidade mercuriana para se priorizar mais em vez de dar tanta atenção aos outros.

Leão
O leonino é conhecido pelo otimismo e pela autoconfiança. O seu lado criativo vai ganhar contornos evidentes com a ação mercuriana, permitindo que o nativo do signo consiga entender situações por outros pontos de vista - quando quiser, é claro! Só deve ficar atento para não se deixar "cegar" quando colocar uma ideia na cabeça.

Virgem
Quem nasce em Virgem é alguém crítico e calculista. Com a ação de Mercúrio, terá sua comunicação estimulada. Também vai se beneficiar com as influências assertivas e de negociações incentivadas pelo planeta regente. A comunicação virginiana será mais corajosa. É necessário, entretanto, cuidar para não reprimir sentimentos ao tentar ser apenas racional.

Libra
O libriano sabe se expressar com sutileza e harmonia e de forma bela. Sob influência de Mercúrio e Júpiter, sentirá sua comunicação mais sutil e terá maior flexibilidade de ideias. Só não pode se deixar levar facilmente diante de outros pontos de vista.

Escorpião
Intenso, investigativo e estratégico, Escorpião é outro que vai sentir melhorias na parte da comunicação, apesar de nunca abandonar sua personalidade enigmática. Só precisa lembrar que ser sincero não significa ter uma língua afiada.

Sagitário
Signo mais ligado à expansão e à liberdade, o sagitariano vai se expressar de forma ainda mais entusiasmada e expansiva em 2022. Sua típica jovialidade é igualmente marcante em Mercúrio, o que significa ter mais ânimo no ano que se inicia.

Capricórnio
Sempre cuidadoso e objetivo, Capricórnio terá sua capacidade de negociação mais intensa do que nunca, graças à forma de se expressar e convencer, que se mostrará mais estruturada e direta. O único "porém" que o capricorniano precisa trabalhar é assumir que também é responsável por eventuais discussões.

Aquário
Oposição e autenticidade são duas características marcantes de Aquário. Em 2022, ele vai se comunicar melhor, reflexo da expansão mental provocada por Mercúrio. Além do mais, provavelmente terá uma postura mais questionadora e reflexiva, consequência tanto da ação mercuriana quanto do que é esperado para o signo.

Peixes
O trânsito de Júpiter por Peixes mais a ação do planeta regente vão refletir demasiadamente no nativo. A expansão mental, a criatividade e a jovialidade de Mercúrio vão interferir diretamente na comunicação pisciana. O astro igualmente vai agir na racionalidade do nascido do signo, deixando-o mais direto na tomada de decisões importantes.