Topo

Em 2022, todos os planetas ficarão retrógrados. Veja as datas e programe-se

Planetas retrógrados em 2022: veja todas as datas e programe-se - Foto de Faik Akmd no Pexels
Planetas retrógrados em 2022: veja todas as datas e programe-se Imagem: Foto de Faik Akmd no Pexels

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

08/01/2022 04h00

O ano de 2022 começou com boas notícias, como Júpiter em Peixes expandindo o senso coletivo e a espiritualidade, mas com retrogradação em curso, como é o caso de Vênus em Capricórnio, até o dia 29 de janeiro. Retrogradações são sempre polêmicas quando o assunto é astrologia, visto que os trânsitos retrógrados são conhecidos por atrasarem todos os assuntos referentes aos planetas que estacionam e aparentemente caminham para trás.

No entanto, embora um planeta retrógrado tenha sua energia mais lenta que o normal, ele nos traz a chance de desacelerar e rever algumas coisas da nossa vida pessoal ou social. A astróloga Sara Koimbra explica que são momentos em que, sim, é preciso ter cuidado para não tomar atitudes passíveis de erro, mas que há boas chances de buscar discernimento e um caminho mais conectado com a nossa verdade.

"Em 2022, além de oito planetas ficarem retrógrados, entre Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, Mercúrio, que representa nossos pensamentos e comunicação, ficará retrógrado quatro vezes em vez de três. Em questão de desafios, o ano de 2022 será parecido com 2021, porém teremos mais esperança de mudanças positivas e significativas", diz a astróloga.

Veja abaixo todas as retrogradações de 2022 e anote na agenda!

Mercúrio retrógrado

  • 14/01 a 03/02 - inicia em Aquário e finaliza em Capricórnio

Mercúrio representa principalmente a comunicação. Quando retrograda, é preciso ter paciência e evitar tomar decisões importantes, pois podemos nos arrepender depois. Em Aquário, teremos mais percepção de tudo aquilo que trava nossa liberdade. Com isso, será possível buscar caminhos que refletem nossa verdade mais genuína.

  • 15/05 a 02/06 - inicia em Gêmeos e finaliza em Touro

Mercúrio é o regente de Gêmeos e, ao ficar retrógrado neste signo, é preciso ter cuidado para não falar demais e acabar entrando em confusões desnecessárias. Se possível, escolha o silêncio, até mesmo para ter mais clareza dos seus pensamentos. Evite parcerias nesse momento, siga na sua individualidade e busque as respostas dentro de você.

  • 09/09 a 02/10 - inicia em Libra e finaliza em Virgem

Retrógrado no signo de Libra, seu movimento estará mais lento nos levando a necessidade de observar melhor quem são as pessoas que estão ao nosso lado. Esse aspecto irá nos ajudar a desconectar de relações tóxicas e vamos entender que o equilíbrio de um relacionamento se encontra na troca do dar e receber.

  • 29/12 a 18/01/23 - em Capricórnio

Finalizamos o ano com Mercúrio retrógrado no signo da estabilidade. Isso nos permitirá perceber que, muitas vezes, para alcançar nossos objetivos, precisamos ter pausas estratégicas no meio do caminho. Tenha paciência e respeite o movimento. Afinal, com discernimento iremos focar nas prioridades e aproveitar as oportunidades do Universo.

Plutão retrógrado

  • 29/04 a 08/10

Plutão representa o oculto, a resiliência e o poder de transformação.Quando retrógrado, por ser um planeta transpessoal, sua energia é sentida coletivamente. Ele pode trazer mudanças necessárias e transformações que a sociedade precisa passar para sua própria evolução. Apesar de desafiador, permitirá entender que não temos o controle de tudo.

Saturno retrógrado

  • 04/06 a 23/10

Saturno representa as responsabilidades e restrições. Por isso, quando está retrógrado, nos convida a rever assuntos ligados à carreira profissional e também mostra onde precisamos colocar nossa atenção plena. Esse aspecto traz a consciência de que às vezes é preciso dar alguns passos para trás antes de seguir em frente com mais assertividade.

Júpiter retrógrado

  • 28/07 a 23/11

Júpiter representa a expansão e a consciência. Quando está retrógrado, nos convida a crescer internamente antes de expandir para fora. Será o momento de analisar se nosso crescimento está baseado na nossa consciência ou na vibração do coletivo. É indicado rever nossos desejos e perceber para onde estamos expandindo.

Marte retrógrado

  • 30/10 a janeiro de 2023

Marte representa nossos impulsos e a agressividade. Quando está retrógrado, traz a sensação de que a energia está travada, o que pode gerar ansiedade por não conseguirmos agir como desejamos. Devemos ter cuidado com brigas em relacionamentos, afinal, qualquer mal-entendido será o suficiente para gerar uma confusão.

Netuno retrógrado

  • 28/06 a 03/12

Netuno representa nossas ilusões e a conexão com a espiritualidade. Por isso, quando fica retrógrado, ativa a necessidade de sairmos do piloto automático e focarmos nossa atenção em nosso crescimento espiritual. É importante ter cuidado para não tomar decisões sem clareza nesse período. Busque confiar na sua intuição!

Urano retrógrado

  • 24/08 a 2023

Urano representa nosso lado mais revolucionário, nossa liberdade e independência. Quando está retrógrado, pode trazer certos colapsos e nos ajudar a romper com padrões limitantes. Será um bom momento para analisar quais as mudanças necessárias para seguir dentro daquilo que faz sentido para o seu coração.