Topo

Livro gratuito traz relatos de pessoas LGBTQI+ atuantes na Igreja Católica

Livro gratuito conta histórias de pessoas LGBTQI+ na Igreja Católica - Reprodução
Livro gratuito conta histórias de pessoas LGBTQI+ na Igreja Católica Imagem: Reprodução

De Universa, em São Paulo

27/07/2020 11h27

A Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT e a Metanoia Editora lançaram um e-book gratuito com depoimentos de pessoas LGBTQI+ que continuam atuantes na Igreja Católica.

A obra "Testemunhos da Diversidade: histórias de fé, amor e comunhão" é composta por 21 depoimentos de pessoas ligadas a grupos pastorais de católicos LGBTQI+, coletivos que são espaços de acolhimento, troca de experiências e vivência da fé cristã em comunidade para pessoas com sexualidades e identidades de gênero diferentes, amigos e familiares.

Segundo a Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT, a ideia de publicar o livro surgiu após a campanha de mesmo nome que a organização de coletivos realizou em suas redes sociais em junho para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQI+ desde uma perspectiva católica. Diante da repercussão positiva, os textos foram adaptados para e-book, diagramado por Mariana Rodrigues, ilustrado por Bela Pinheiro e publicado com apoio editorial da Metanoia Editora.

Os textos mostram as trajetórias de pessoas que passaram por situações de constrangimento, violências e ostracismo em comunidades católicas, mas tiveram acolhimento e apoio dos coletivos religiosos para pessoas LGBTQI+ ou em paróquias acolhedoras.

Os relatos são de pessoas religiosas de diversas cidades brasileiras, atuantes em movimentos e pastorais da Igreja, de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero.