Topo

Universa Talks desta quarta discute como conciliar carreira e maternidade

Bel Santos Mayer, Solange Sobral e Josie Romero são as convidadas do terceiro dia de evento Imagem: UOL

de Universa

14/07/2020 18h08

O terceiro dia do Universa Talks vai falar sobre o desafio de ser mãe e e profissional ao mesmo tempo. O que é preciso fazer para ter o respeito no trabalho sem abrir mão do convívio com os filhos? Como dividir a carga mental que é administrar uma casa? Existe alguma perspectiva de igualdade de gênero no mercado de trabalho, uma vez que a mulher sempre será a geradora?

Esses serão temas discutidos no bate-papo mediado por Marina Bessa, editora-chefe de Universa. Participam do painel Solange Sobral, vice-presidente de operações da CI&T, mãe de um rapaz e duas adolescente, e Josie Romero, vice-presidente de operações, logística e suprimentos da Natura&Co, mãe de duas meninas. As duas executivas já enfrentaram, em suas trajetórias profissionais, questionamentos específicos e desafios adicionais em função de serem mães.

As mães da periferia

O Brasil contabiliza mais de 11 milhões de famílias compostas por mães solo. Mulheres que, mesmo em um cenário de normalidade, não contam com suporte para dividir as responsabilidades dentro de casa. Nas periferias, o quadro se agrava pelo fato de muitas delas atuarem em funções mais vulneráveis aos impactos da pandemia. Nesta categoria, estão faxineiras, diaristas, atendentes e profissionais de saúde, sobretudo enfermeiras e técnicas.

Bel Santos Mayer, que coordena o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), com forte atuação no distrito paulistano de Parelheiros, vai refletir sobre esta realidade em seu speech.

Confira a programação do dia:

Quarta-feira, 15/07 - Carreira e maternidade

A carga mental, os afazeres domésticos e o cuidar são considerados um trabalho invisível e essencialmente feminino. Com homens vivenciando mais a realidade da casa, é possível então que aqueles em cargos de liderança avancem nas políticas de equidade para apoiar profissionais mulheres? No novo cenário, que dilemas relacionados à maternidade persistem?

Início: 10h30

PAINEL - MITOS E VERDADES

Os principais dilemas sobre maternidade e carreiras confrontados pelas nossas convidadas.

Mediação: Marina Bessa (Editora-chefe de Universa)

Convidadas:

  • Solange Sobral (Vice-presidente da CI&T)
  • Josie Romero (Vice-presidente de operações, logística e suprimentos da Natura&Co)

SPEECH: MÃES, FORÇA MOBILIZADORA

  • Bel Santos Mayer (educadora social e coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário, o IBEAC, que atua em Parelheiros)

Universa Talks será realizado dos dias 13 a 17 de julho, sempre às 10h30. Acompanhe pela home do UOL, pelo Youtube, Twitter ou Facebook de Universa. Não é necessária inscrição.

Confira a programação completa do evento.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Universa Talks desta quarta discute como conciliar carreira e maternidade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa Talks