Topo

Influenciadora acusa marca de brinquedo de replicar seu visual em boneca

Amina Mucciolo, de 35 anos - Reprodução/Instagram
Amina Mucciolo, de 35 anos Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa, em São Paulo

24/06/2020 19h19

Isaac Larian, o fundador da empresa que fabrica bonecas famosas das marcas Bratz e LOL, está enfrentando acusações de plágio depois que a influenciadora Amina Mucciolo o acusou de copiar sua imagem em uma de suas bonecas.

O brinquedo, lançado em 2019, é uma boneca negra, de cabelos coloridos em tons de verde amarrado presos em maria-chiquinha — cor e penteado são muito presentes nas fotos de Mucciolo, conhecida como Mucci.

Larian, que chegou a criticar a influenciadora nas redes sociais e dizer que ela, que é negra, é "uma decepção para o movimento Black Lives Matter".

A empresa, no entanto, nega que copiou o visual de Mucci.

A jovem disse ao Buzzfeed norte-americano que começou a receber mensagens no ano passado de seguires que questionavam se ela sabia que havia sido "transformada" em uma boneca.

"A primeira coisa que notei foi a réplica exata de um penteado que fiz para comemorar meu aniversário de 35 anos", disse. "Era um verde com reflexos do arco-íris, resultado da minha imaginação e de restos de cabelo que eu tinha do estilo anterior que eu usava. Foi perturbador ver que algo que veio direto da minha mente foi duplicado em um brinquedo e que eu não estava envolvida no processo".

Ela disse que usou esse penteado, o mesmo da boneca, entre 2018 e 2019.

Em junho deste ano, Mucciolo publicou sobre a boneca em sua conta do Instagram, escrevendo que a empresa "criou um brinquedo com base em toda a minha imagem e identidade sem minha permissão". Ela alegou ter tentado entrar em contato com a MGA Entertainment, mas disse ter sido ignorada. Por isso, decidiu abrir o jogo com os fãs.

Após a publicação de Mucci, o CEO, Laurian, a chamou publicamente de achacadora e fraudadora, e ameaçou processá-la.

"É muito difícil ver que muitos dos meus colegas brancos estavam recebendo oportunidades e colaborando com a criação de produtos, enquanto isso eu estava sendo roubado."