Topo

Atriz de 'Harry Potter' responde a post de autora apontado como transfóbico

A atriz Katie Leung, que interpretou Cho Chang na franquia "Harry Potter" - Reprodução/Instagram
A atriz Katie Leung, que interpretou Cho Chang na franquia 'Harry Potter' Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa, em São Paulo

08/06/2020 09h24Atualizada em 08/06/2020 16h19

A atriz Katie Leung, que interpretou Cho Chang na franquia 'Harry Potter', respondeu, sem em nenhum momento citar nominalmente a escritora J.K.Rowling, um post da autora de Harry Potter que foi apontado como transfóbico.

Rowling dividiu opiniões e sofreu críticas após ter feito um tuíte em que compartilhou um artigo opinativo que usava o termo "pessoas que menstruam". Ela questionou o uso da expressão e brincou com o fato de que já existe uma palavra para denominar esse grupo: mulheres.

No entanto, parte dos usuários do Twitter a lembrou que pessoas transgêneros podem menstruar e não necessariamente se identificarem como mulheres; é o caso de homens trans que, quando nasceram, foram designados como mulheres, mas perceberam sua verdadeira identidade de gênero com o tempo.

Leung fez uma thread (série de tuítes) para responder a autora, sem citá-la diretamente. "Então vocês querem as minhas opiniões sobre a Cho Chang? Ok, aí vai", começou ela.

Na sequência, a atriz de 32 anos postou um link para doações e organizações que oferecem suporte para a comunidade negra trans. Ela encerrou sua thread com a hashtag "#AsiansForBlackLives" (asiáticos para vidas negras, em tradução livre).