Topo

Matéria de Drauzio Varella com presas trans emociona a web: 'Sensibilidade'

O doutor Drauzio Varella durante reportagem sobre presidiárias trans no "Fantástico" - Reprodução/Twitter
O doutor Drauzio Varella durante reportagem sobre presidiárias trans no 'Fantástico' Imagem: Reprodução/Twitter

De Universa, em São Paulo

02/03/2020 12h06

Uma matéria do Fantástico de ontem, na Globo, mostrou o médico Drauzio Varella visitando detentas transgêneras e travestis em presídios masculinos. O médico, que há décadas atua como voluntário em penitenciárias por todo o país, emocionou a web com sua abordagem sensível do tema.

"Há uma pressão para que a trans seja considerada marginal o tempo todo", lamentou Drauzio em um momento da matéria. Em uma das entrevistas, o médico se levantou para abraçar a presa quando ela contou que não recebia visitas há muito tempo.

Apesar de jogar luz sobre o preconceito e a violência que as pessoas trans sofrem no sistema penitenciário, Drauzio também deu espaço para um bom exemplo: um presídio em Igarassu (Pernambuco) que separou uma ala para as presas trans e permite que elas usem a roupa que quiserem.

Após a exibição da matéria, o nome de Drauzio foi parar nos Trending Topics, a lista de assuntos mais comentados no Twitter. Os internautas elogiaram a atitude solidária do doutor, que definiram como "um homem à frente do seu tempo".

Até o ator Lázaro Ramos confessou que a matéria foi emocionante.