PUBLICIDADE

Topo

1º atleta trans a buscar vaga olímpica como verdadeiro gênero: "orgulhoso"

Do UOL, em São Paulo

28/01/2020 14h28

Resumo da notícia

  • Chris Mosier se tornou 1º atleta trans a tentar vaga Olímpica pelo seu verdadeiro gênero
  • Competidor da marcha atlética, ele sofreu lesão em meio a eliminatória
  • Mosier manteve-se positivo: "Estou muito orgulhoso deste momento. Muito grato"

Chris Mosier fez história no último sábado. Segundo o The New York Times, o atleta norte-americano foi a primeira pessoa abertamente transgênero a competir por uma vaga nas Olimpíadas, durante uma etapa das eliminatórias da marcha atlética em Santee (EUA).

Mosier contou que precisou deixar a corrida na metade por conta de uma lesão, adiando o seu sonho olímpico, mas mesmo assim postou uma foto celebratória no Instagram. "A história é incrível. Estou muito orgulhoso deste momento. Muito grato", escreveu.

Em 2016, o atleta trans Keelin Godsey também competiu por uma vaga nas Olimpíadas, na modalidade do lançamento de martelo. No entanto, ele foi obrigado a competir pela categoria feminina.

2020 foi o primeiro ano de Mosier na marcha atlética, após toda uma carreira competindo em modalidades como o duatlo e o triatlo. Ele garantiu que foi recebido de forma positiva pela comunidade do seu novo esporte.

"Eu não sabia o que esperar, mas todo mundo tem sido muito caloroso comigo. Todo mundo me oferece dicas, e tenta me ajudar da melhor forma possível. Eu genuinamente acho que as pessoas querem que eu me dê bem aqui", comentou.

Para a próxima temporada, ele pretende combinar as duas paixões. "Eu tentarei me qualificar para o time dos EUA de duatlo em 2021, e tenho o campeonato mundial no fim deste ano", contou. "Para mim, é tudo sobre abrir caminho para os atletas trans que vierem depois".

Diversidade