PUBLICIDADE

Topo

Igreja Anglicana diz que sexo só é permitido para casais heterossexuais

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Universa, em São Paulo

23/01/2020 13h32

A Igreja da Inglaterra, também denominada Igreja Anglicana, afirmou que o sexo deve ser permitido apenas para casais heterossexuais casados e que, cristão "em parcerias civis gays ou heterossexuais", devem se abster.

Os bispos da instituição emitiram essa orientação após a recente introdução de parcerias civis entre homens e mulheres.

"Para os cristãos, o casamento - isto é, a união vitalícia entre um homem e uma mulher, contrata a realização de votos - continua sendo o contexto apropriado para a atividade sexual", disse em comunicado. "Os relacionamentos sexuais fora do casamento heterossexual são considerados insuficientes para o propósito de Deus para os seres humanos".

A Lei da Parceria Civil foi introduzida em 2005 e permitiu que casais do mesmo sexo tivessem status e direitos legais em relação à herança de propriedade e direitos tributários. A igualdade no casamento foi legalizada na Inglaterra em 2013.

Apesar de a Igreja Anglicana permitir que o clero participe de parcerias civis entre pessoas do mesmo sexo, eles devem permanecer sexualmente abstinentes. A Igreja não permite ou reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O Reverendo Dr. Malcolm Brown disse ao The Guardian: "Parceria civil não é o mesmo que casamento, que se baseia na tomada de votos públicos solenes e é reconhecido no ensino da igreja como o único contexto adequado para as relações sexuais".

"Assim, como nas parcerias civis entre pessoas do mesmo sexo, não há serviço formal ou bênção, mas o clero, como sempre, será incentivado a responder pastoralmente aos casais que desejam formalizar seu relacionamento dessa maneira", completou.

Diversidade