Topo

Dia de Sair do Armário: Comunidade LGBT+ enche redes sociais com histórias

Bandeira LGBT  - nito100/iStock
Bandeira LGBT Imagem: nito100/iStock

Do UOL, em São Paulo

11/10/2019 17h54

Hoje é celebrado o "Coming Out Day", conhecido no Brasil como "Dia de Sair do Armário". Nas redes sociais, vários usuários ressaltaram a importância do tema e revelaram suas histórias.

A data tem como intuito aumentar a visibilidade dos direitos civis da população LGBT+ e ressaltar a importância de discutir temas relacionados. Teve início em 1988, nos Estados Unidos, e hoje é celebrada em vários países.

Durante o dia, o assunto ficou entre os mais comentados no Twitter pelo mundo todo. Usando a #comingoutday, várias pessoas relembraram suas histórias de quando resolveram assumir sua sexualidade, além de mensagens de apoio a quem ainda não se sente confortável para se assumir.

Veja algumas delas:

"Minha sogra May me ensinou sobre o amor de família e sair do armário. Depois que nos casamos, ela tirou fotos do casamento em Hong Kong para mostrar aos parentes. Apenas um disse: 'Eu não gosto disso'. Sua resposta: 'Você perde uma filha ou ganha uma filha, eu ganho uma filha'".

"Feliz #ComingOutDay! Passei tantos anos dolorosos em extrema negação sobre quem realmente sou. A transição foi a coisa mais difícil, mas mais libertadora que já fiz. Não estou mais vivendo uma mentira. Agora me reconheço no espelho. Agora sou uma pessoa real. Fica melhor".

"Outubro de 2017 a outubro de 2019. Dois anos atrás, se assumir como trans parecia impossível e aterrorizante, mas estou tão feliz. Minha vida é melhor literalmente em todos os sentidos. Se você ainda está no armário: confie em mim, vale a pena não ter que fingir mais".

Veja também alguns mensagens de apoio a causa:

Diversidade