Topo

Primeiro boxeador transgênero do mundo se torna o rosto da marca Everlast

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

De Universa

27/09/2019 18h59

Everlast, principal marca no universo do boxe, escolheu o atleta Patricio Manuel para ser o rosto da marca. O atleta é o primeiro boxeador transexual de nível profissional.

Antes da transição, Patricio foi campeão nacional de boxe amador nos Estados Unidos e convidado a competir nos testes das Olimpíadas de 2012. No entanto, uma lesão no ombro durante a qualificação olímpica mudou tudo, disse Everlast em um comunicado à imprensa.

Durante a recuperação da lesão, o boxeador começou a sua transição, o que ele afirma ter sido a "luta mais difícil da sua vida".

Na época, ele foi evitado e abandonado por seus treinadores e academia, e teve que lutar contra as comissões de boxe até que eles reconhecessem os regulamentos sobre pessoas trans no esporte, acrescenta o comunicado.

Contra todas as probabilidades, Manuel lutou para voltar ao esporte e se tornou a primeira pessoa a competir em uma luta profissional de boxe como lutador trans. Em 8 de dezembro de 2018, Manuel subiu ao ringue contra Hugo Aguilar no Fantasy Spring Resort Casino em Indio, Califórnia, e saiu vencedor.

"Estou incrivelmente honrado por ter sido selecionado para contar minha história na campanha Be First da Everlast. A Everlast é uma atração do esporte e ter uma empresa atlética tão icônica me reconhece como eu - como boxeador profissional transgênero - é um sonho tornado realidade", disse ele à CNN.

"Numa época em que as pessoas trans estão sendo questionadas se temos um lugar no mundo esportivo ou mesmo sendo reconhecidas pelo mundo em geral, a Everlast me abraçar é algo enorme. É uma afirmação ousada e acho que personifica o ditado 'seja o primeiro a fazer algo'. Eu realmente espero que isso empurre outras empresas para pensar fora da caixa. Este mundo é tão incrivelmente diverso que todos nós merecemos ter nossas identidades e histórias destacadas", concluiu.

Diversidade