Topo

Taís Araujo usa discurso de Michelle Williams no Emmy para falar de empatia

Taís Araújo - Gleeson Paulino/Glamour
Taís Araújo Imagem: Gleeson Paulino/Glamour

Colaboração para o UOL

24/09/2019 14h19

No domingo (22), aconteceu o Emmy 2019, que contou com discursos inspiradores e prêmios históricos. Um desses momentos foi protagonizado por Michelle Williams.

Ao receber o prêmio de melhor atriz em minissérie (ou série limitada) por sua atuação em Fosse/Verdon, ela exaltou a equidade salarial do estúdio que produziu a série. Não só isso, ela ainda chamou atenção para igualdade de salário também das mulheres negras.

"Eles [do estúdio] entenderam que quando você dá valor a uma pessoa, isso a empodera para entrar em contato com seu próprio valor interior. E quando você encontra isso, pode colocar este valor em seu trabalho. Na próxima vez que uma mulher, especialmente uma mulher de cor, disser do que precisa para fazer seu trabalho, ouça-a. Acredite nela. Um dia, ela pode aparecer na sua frente e dizer: 'Obrigado'. Por permitir que ela tenha sucesso com seu trabalho, e não apesar dele", disse ela em um trecho de sua declaração.

Hoje (24), Taís Araujo resgatou as palavras da norte-americana para chamar a atenção sobre empatia e que é possível você lutar por uma causa que não seja sua. No Instagram, a atriz brasileira publicou o que pensa sobre isso junto a um vídeo de Williams.

minissérie (série limitada) ... - Veja mais em https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/09/22/emmy-2019-michelle-williams-exalta-pagamento-igualitario-em-discurso-feminista.htm?cmpid=copiaecola... - Veja mais em https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/09/22/emmy-2019-michelle-williams-exalta-pagamento-igualitario-em-discurso-feminista.htm?cmpid=copiaecola
Fosse/Verdon... - Veja mais em https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/09/22/emmy-2019-michelle-williams-exalta-pagamento-igualitario-em-discurso-feminista.htm?cmpid=copiaecola... - Veja mais em https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/09/22/emmy-2019-michelle-williams-exalta-pagamento-igualitario-em-discurso-feminista.htm?cmpid=copiaecola

"Aliados. O que são aliados a qualquer causa? São pessoas que sentem empatia por pessoas, por suas questões, suas reivindicações e por seus direitos. São pessoas conscientes dos espaços de privilégio que ocupam e se apropriam deles para amplificar as vozes de quem, frequentemente, não é ouvido. São pessoas que entendem que o seu lugar na luta não é de protagonismo, mas de se permitir a escuta, apoiar o debate e trabalhar para que todos tenham oportunidades iguais. São pessoas que entendem que não precisam ser homens para apoiar a luta pela igualdade de gênero; não precisam ser negros para apoiar a luta antirracista; não precisam ser LGBTQ+ para lutar contra a homofobia; não precisam ser indígenas ou ter qualquer deficiência para entender a importância das lutas desses movimentos", compartilhou ela.

Taís focou na iniciativa de Michelle Williams, de chamar atenção para uma luta feminina que devia clamar por união e empatia de todas as mulheres.

"Caramba, não precisamos ser cachorros para lutar pelos direitos dos animais, né? E você pode ser um aliado, por exemplo, lendo mais livros escritos por mulheres. Vendo mais séries ou filmes dirigidos e protagonizados por artistas negros ou LGBTs. Dando oportunidade e condições para que as pessoas possam fazer o seu melhor no ambiente de trabalho. Fazendo um discurso incrível e contundente, como o da Michelle Williams, chamando atenção para desigualdade salarial entre mulheres não brancas e homens brancos. Sabe quando dizem que o mundo seria melhor se cada um fizesse a sua parte? Eu acho que ele será melhor se fizermos juntos. É nisso que eu acredito", finalizou

Confira o discurso de Michelle Williams abaixo: