Topo

Diversidade


Matty Healy, do The 1975, beija homem em show e desafia leis de Dubai

Lollapalooza Brasil 2019 - The 1975 - Flavio Moraes/UOL
Lollapalooza Brasil 2019 - The 1975 Imagem: Flavio Moraes/UOL

De Universa

15/08/2019 13h54

O vocalista do The 1975, Matty Healy, beijou um fã homem durante um show da banda e, com seu ato, desafiou as leis de Dubai, que preveem até prisão para homossexuais. Usuários do Twitter postaram imagens da cena, mas a retiraram com medo de retaliação ao fã nos Emirados Árabes.

Healy foi ao Twitter falar do ocorrido. "Obrigado Dubai, vocês foram tão maravilhosos... Eu não acho que teremos permissão para voltar para cá devido ao meu 'comportamento', mas vocês sabem que amo vocês e não faria nada diferente se tivesse outra chance."

O vocalista completou. "Mas quem sabe, talvez eles me deixem voltar. Vamos esperar para ver."

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Healy é conhecido por defender a bandeira dos direitos para a causa LGBTQ+, tendo inclusive doado para um centro comunitário de Londres, em 2018. A banda estourou com hits como Somebody Else.

"Algumas vezes eu tento ajudar para além do que posso, e às vezes me meto em problemas. Eu estou assustado, assustado de estar aqui agora. Eu só quero que a gente seja identificado como humanos, e não como grupos diferentes de pessoas", discursou o vocalista durante o show. "Vejo o que vocês passam e sei que vocês não são representados pelo seu governo. Não posso fazer isso sem falar nada."

Relações que acontecem fora do casamento heterossexual - o que, portanto, abarca tudo relacionado aos LGBTQ+ - são proibidas nos Emirados Árabes e podem render punições que chegam a prisão.