PUBLICIDADE

Topo

Universa

Colar de Maria Antonieta, última rainha da França, em leilão em Londres

Funcionária da Christie"s posa com colar de pérolas, diamantes e rubis que pertenceu à Maria Antonie - EFE
Funcionária da Christie's posa com colar de pérolas, diamantes e rubis que pertenceu à Maria Antonie
Imagem: EFE

27/09/2007 09h10

LONDRES, 27 Set 2007 (AFP) - Um colar produzido com pérolas que pertenceram a Maria Antonieta, a última rainha da França, guilhotinada em 1793, será leiloado no dia 12 de dezembro na casa Christie's de Londres, que espera que a jóia seja adquirida por um museu francês, como o Louvre.

A história do colar -produzido com pérolas cinzas que Maria Antonieta deu a Lady Sutherland, esposa do embaixador britânico em Paris (1790-92)-, valoriza a jóia, estimada entre 350.000 e 400.000 libras (700.000-800.000 dólares).

"A qualidade do colar, que além de pérolas provenientes dos mares do Panamá e do Golfo do México leva diamantes e rubis, é extraordinária, mas é a história que o acompanha que o torna uma peça inigualável", disse à AFP Raymond Sancroft Baker, diretor do departamento de joalheria da Christie's.

Meses antes de perder a vida na guilhotina, Maria Antonieta da Áustria -que nasceu em 1755 no Palácio Imperial de Viena e se casou aos 14 anos com o herdeiro ao trono da França, Luis, que ascendeu ao poder em 1774 com o nome de Luis XVI-- deu uma bolsa com pérolas e diamantes a uma de suas grandes amigas, Lady Sutherland, para que a guardasse, informou o especialista.

Lady Elizabeth, condessa de Sutherland, era esposa do embaixador britânico Lord George Leveson-Gower.

Universa