Estudiosa de Harvard dá 6 dicas posturais para ter sucesso profissional
Um look que cai bem ajuda a dar confiança, mas nem sempre a sensação de poder está relacionada com a aparência. Pelo menos essa é a opinião de Amy Cuddy, professora da Harvard Business School, nos Estados Unidos.
A palestra de Amy no TED sobre poses grandiosas já foi visualizada milhões de vezes e mostra como a linguagem corporal pode nos ajudar a afastar o medo nos momentos de tensão.
A seguir veja seis dicas retiradas do livro “Presence”, escrito pela especialista e previsto para ser lançado em setembro deste ano, selecionadas pelo jornal britânico “Daily Mail”.
-
Aquecimento
Antes de um compromisso importante --como uma reunião ou entrevista de emprego--, a professora da Harvard Business School recomenda um "aquecimento": fazer poses grandiosas, como estufar o peito. "Ao fazer isso, você manda um recado a si mesmo de que é poderoso, que você conseguirá o que deseja, o que fará com que você dê o seu melhor no momento que for necessário. Isso fará com que seu cérebro esteja 100% ligado", escreve Amy em seu livro.
-
Pratique todo dia
Todo dia é uma oportunidade para praticar grandes poses, mesmo que você não tenha nenhum compromisso importante. Amy sugere testar as suas favoritas logo no início do dia ou em momentos em que está sozinho, como no elevador ou no banheiro.
-
Chegue mais cedo
Tem uma apresentação, reunião ou qualquer outro desafio? Se possível, chegue mais cedo. "Assim você consegue se apropriar do lugar e será como se as pessoas estivessem chegando à sua casa", escreve Amy em seu livro.
-
Mantenha uma boa postura
Fazer poses grandiosas durante um momento importante não é uma boa, mas Amy recomenda durante esses momentos manter uma boa postura. Se estiver sentado ou em pé, mantenha sempre o peito aberto e as costas retas.
-
Não fique com as mãos livres
Existem alguns macetes que Amy ensina para evitar ficar com as mãos livres e, consequentemente, agitadas durante uma reunião ou apresentação. Se estiver em pé, a dica é apoiar as mãos em uma mesa ou em uma cadeira. Se estiver sentado, coloque as mãos na mesa. Outra dica é segurar algum objeto, como um copo de água.
-
Não fique com "braços de pinguim"
Segundo Amy, quando ficamos ansiosos, afastamos um pouco os braços do corpo e gesticulamos apenas com os nossos antebraços afastados, como um pinguim. Ela explica que essa pose faz com que nossa corpo se contraía e provoque uma sensação estranha nas pessoas com quem estamos falando.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.