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Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Piada fashion sem graça: Balenciaga tem bolsa 'saco de chips' por R$ 10 mil

Grife de luxo faz bolsa de "saco de salgadinho" - divulgação
Grife de luxo faz bolsa de "saco de salgadinho" Imagem: divulgação

Colunista de Universa

12/10/2022 12h39

"Eat the rich" (comam os ricos, em tradução literal) é o nome de um filme dos anos 80, título de uma música da banda de rock Aerosmith e também um grito de guerra punk. Confesso que essa frase, vinda do meu passado anarquista, foi a primeira que me ocorreu quando li que a Balenciaga, a grife que "bomba" toda temporada por lançar um produto simples, de "pobre", mas em versão para milionários, por um preço absurdo.

Depois da bolsa inspirada em um saco de lixo da temporada passada, que custava cerca de 7 mil reais, a grife vai lançar uma bolsa carteira idêntica a uma embalagem de batata frita e outros salgadinhos da marca "Lays". Só que, no lugar do logo da batatinha, está escrito "Balenciaga". Tirando isso e um zíper na parte de cima a embalagem é idêntica. Sim, eu poderia ir agora ao mercado ao lado da minha casa e comprar um saco desses (e ainda por cima com as batatinhas dentro!) por pouco mais de um euro.

O lançamento da peça de luxo foi confirmado nesta quarta-feira (12), depois que Demna Gvasalia, estilista da marca, postou no Instagram fotos das três versões da carteira: amarelo, vermelho e esverdeado e escreveu: "The Lays- Balenciaga leather chip bag".

Segundo os sites e Instagram de tendências, a tal bolsa custará cerca de 1800 euros, ou seja, quase 10 mil reais. Que tal?

Bolsa custará cerca de 1800 euros, ou seja, quase 10 mil reais.  - divulgação - divulgação
Bolsa custará cerca de 1800 euros, ou seja, quase 10 mil reais.
Imagem: divulgação

A peça apareceu primeiro no desfile da marca em setembro e a dúvida foi lançada: "será que eles lançariam tal coisa como produto?" Claro que iam, né, gente?

Essa é a mesma estratégia usada para lançar o saco de lixo, que remetia a refugiados e sem teto na temporada passada, Primeiro, eles mostram na passarela. Todos se perguntam: "será possível que eles lancem isso?" Aí eles lançam. E são assunto várias vezes.

Fetiche da pobreza

Quando era criança e estudava em escola pública, me lembro de crianças que não tinham mochila e carregavam seus materiais escolares em sacos de arroz. Nunca me esqueci disso. Se uma marca de luxo lançasse a versão gourmet do sufoco passado pelos meus colegas, eu ficaria com muita raiva. Mas é o mesmo que a Balenciaga faz com o saco de salgadinho vazio e com o saco de lixo, não?

O nome disso é capitalismo e apropriação da pobreza. E é também um marketing gênio, que funciona muito bem.

Sempre que eles lançam algo simples por um preço alto, nos revoltamos e comentamos o absurdo que a marca faz na internet, criamos memes e postamos. Eu mesma caí nessa de novo ao escrever esse texto. Estamos todos fazendo propaganda para a grife de graça. Eles agradecem e pensam em como vão nos chocar na temporada que vem.

Nas redes, muitas pessoas falam, brincando, que a Balenciaga é um experimento que quer testar quão otários os ricos são e tudo que eles podem comprar por preços absurdos. A piada é boa, mas acho que os responsáveis pela marca não precisam testar nada. Eles já sabem que ricos fãs da marca comprarão qualquer coisa que eles queiram.

E tem mais: eles esperam por isso. Essa é a grande "loucurinha" que eles fazem. Uma espécie de ato rebelde, do tipo: vou comprar uma sacola feita de saco de lixo por 10 mil reais, não tô nem aí.

A influenciadora GKay, por exemplo, é uma grande fã da marca. Assisti a um vídeo onde ela chorava de soluçar depois de ser convidada para ver um desfile da grife. Em outro vídeo, um amigo fez uma pegadinha com ela, fingindo que ela tinha ganho uma bolsa saco de lixo. GKay quase cai para trás de felicidade.

Ela também mostrou nas redes sociais que tinha comprado o tal tênis destruído. Assim como ela, muitas pessoas ao redor do mundo tratam a marca como se fosse uma seita e compram todos os produtos que eles lançam.

Poucos minutos depois do estilista da marca postar no Instagram as bolsas baseadas nos sacos de salgadinhos, vários fãs faziam elogios e diziam não ver a hora de ter uma.

E a moda? Segundo amigos que entendem do ramo, o estilista Denma Gvasalia é um gênio (não só do marketing, mas da moda e das roupas também). Moda é coisa séria, por isso mesmo, acho triste que todo um desfile seja reduzido a um meme ou a uma imagem de lacração. Mas as vendas agradecem, tenho certeza.

Não, o saco de lixo, o tênis destruído, a bolsa de salgadinho, nada disso é brincadeira. É um negócio lucrativo. As G Kays mundo afora já devem ter feito suas encomendas.