Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Guerra ao etarismo: Linda e Brooke são musas do envelhecimento sem filtro

"Não quero mais me esconder", diz Linda Evangelista após ter aparência desfigurada por procedimento estético - reprodução / People
"Não quero mais me esconder", diz Linda Evangelista após ter aparência desfigurada por procedimento estético Imagem: reprodução / People

Colunista de Universa

18/02/2022 04h00

"Por que a gente tem necessidade de fazer procedimentos estéticos? Eu sempre soube que eu ia envelhecer, mas não assim". A frase é da super top model Linda Evangelista, de 56 anos, considerada uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos.

Linda sofre os efeitos colaterais de um tratamento de beleza que a "desfigurou". E, depois de ficar cinco anos trancada e se escondendo, mostrou seu corpo e falou sobre o trauma pela primeira vez para a revista "People", onde mostrou que tem focos de gordura em certas partes do corpo, como se fossem grandes caroços.

A decisão, ela contou, veio depois de anunciar que tinha o problema e receber apoio das colegas de profissão como Cindy Crawford. Decidiu que não ia mais se esconder. E resolveu também inspirar. "É claro que eu tenho medo. Mas decidi ajudar as pessoas que passam pela mesma situação que eu. Essa virou minha missão", disse.

É realmente de admirar a coragem de uma mulher ícone de beleza de se expor dessa maneira. E Linda, que continua maravilhosa nas fotos, mostra que ela estaria bonita de qualquer jeito, com ou sem procedimento. Como ela mesma disse: "por que precisamos disso?"

A mulher que hoje diz não ter coragem de se olhar no espelho, mostrou o corpo e os efeitos do procedimento para todo o mundo. Todas as mulheres que sofrem com erros de procedimentos estéticos ganharam uma musa para se espelhar. E talvez algumas olhem para ela e leiam sua história e desistam de fazer procedimentos malucos em nome de uma suposta aparência jovem.

Linda não é a única musa da sua geração a dar a cara (e o corpo) para bater sem photoshop ou outros filtros de beleza. Na mesma semana em que Linda teve a coragem de se expor, sua contemporânea Brooke Shields, também de 56 anos, divulgou as fotos de uma campanha que fez para a marca Jordache. Brooke posou fazendo topless (em uma cena parecida com a que rodou o mundo anos 40 anos atrás, quando fez uma campanha icônica para a Calvin Klein).

Para o ensaio atual, Brooke exigiu que não fosse usado photoshop.

Obviamente ela está maravilhosa no ensaio. "É uma honra e um privilégio estar na minha idade e ser representada." Ela também disse que abriu mão do photoshop porque queria mostrar como ela era aos 56 anos.

Ela tem razão ao falar em "privilégio". Essa é a primeira geração de mulheres famosas a declarar guerra ao etarismo assumindo a idade (antes se escondia!) e decidindo não se esconder porque "passou de certa idade". As coisas mudaram. E, o mínimo que se pode exigir é ser tratada como uma pessoa normal depois dos 50, assim como sempre aconteceu com os homens.

Uma mulher de mais de 50 hoje (viva a ciência) pode até ser mãe pela primeira vez. Caso de Naomi Campbell, outro ícone a aparecer exuberante em capa de revista. Naomi, 51, mostrou pela primeira vez a primeira filha na "Vogue" britânica. Se ela tem sido criticada? Sim, como todas as outras mulheres de mais de 50 que ousam fazer o que querem. Faz parte. É o preço que se paga por abrir caminhos e quebrar tabus.